Na abertura dos trabalhos pelo Grupo F da Copa do Mundo Qatar-2022, Marrocos e Croácia não marcaram gols na manhã desta quarta-feira (23/11), no Estádio de Al-Bayt. Com o placar zerado, as duas seleções aguardam o complemento da rodada com o duelo entre Bélgica e Canadá, às 16h.
As linhas de defesa se mostraram eficazes a ponto dos goleiros não aparecerem durante o duelo. Os croatas tiveram mais a bola e os marroquinos tiveram tentativas através dos contragolpes, mas lidando com uma sólida formação. Para o primeiro efeito, fica a sensação de que uma das seleções pode fazer falta no mata-mata, em caso de avanço às oitavas de final.
Os africanos terão o confronto contra a temida seleção belga no próximo domingo (27/11), às 10h, no Estádio de Al-Thumama, na capital Doha. Às 13h do mesmo dia, no Estádio Internacional Khalifa, os europeus encaram os canadenses.
O jogo
A fim de propor sua ideia com a bola e sob uma chuva de vaias dos rivais, os balcânicos apertavam na marcação e atuavam no campo adversário no princípio do duelo. As investidas dos mediterrâneos eram em contra-ataques, mas sempre contra defesa bem postada pelos lados e pelo meio.
A situação complicada para as ações ofensivas, pela batalha truncada no meio de campo, deu à partida a primeira oportunidade perigosa aos 16 minutos, em chute de longa distância de Ivan Perisic, após falha da retaguarda magrebina. Ao deixar a bola com os adversários, os eslavos se protegiam de investidas feitas mais massivamente pelo lado esquerdo de sua defesa, oferecida pelo lateral Achraf Hakimi, que até sofreu falta frontal à meta, cometida por Luka Modric e desperdiçada por Hakim Ziyech.
Em cotejo com pouco brilho ofensivo e contato físico aparente pouco brando para as marcações do argentino Fernando Rapallini, apesar de 13 faltas registradas, mas sem cartões exibidos. O marcador seguiu em branco e com um único destaques até o intervalo, na finalização de Nikola Vlasic na pequena área, exigindo os reflexos do arqueiro Yassine Bono para defesa importante, aos 45.
Uma cena curiosa chamou a atenção antes do segundo tempo, com o árbitro aguardando a volta do volante marroquino Nordin Amrabat, que correu dos vestiários ao campo, para reiniciar o compromisso. Com maior ímpeto para atacar, os africanos tiveram lance aos cinco minutos, com chute de Boufal, de fora da área, resvalando nos braços de Dejan Lovren, mas sem penalidade.
Na sequência, Modric cobrou escanteio fechado, Bono tirou e Amrabat salvou toque no rebote de Lovren, porém com falta na jogada após múltipla pancada na pequena área: o lateral-esquerdo Noussair Mazraoui foi prejudicado e saiu na maca para a entrada de Yahia Attiat-Allah. Tal momento indicava melhora para a etapa final, com os dois selecionados em dívida com o futebol esperado na prévia.
Entretanto, a subida no ritmo não correspondeu às expectativas, com o cenário de zero a zero se desenhando fortemente a cada instante, reforçado pelas ações defensivas e pelo conformismo em ambas esquadras de avanço. Evidenciada como potencial arma pela primeira vez aos 25, a bola parada dos eslavos trouxe perigo em cruzamento após falta pela direita, com desvio do centroavante rival Youssef En-Nesyri perigosamente contra a meta, por cima das traves.
As investidas maiores vindas do banco de reservas, para que se tenha ideia, vieram a partir dos 15 minutos regulamentares finais, mostrando o aceite pelo resultado em ambas partes. Os balcânicos, cansados, cederam mais a bola aos mediterrâneos, pouco correspondentes por sua vez. Sem riscos maiores, mesmo com largos acréscimos em seis minutos, a Copa do Mundo teve seu terceiro 0 x 0 em nove jogos.
Ficha técnica:
COPA DO MUNDO
Grupo F - 1ª Rodada
Marrocos 0 x 0 Croácia
Estádio Al-Bayt, Al-Khor, Catar
Marrocos
Bono; Hakimi, Saiss, Aguerd e Mazraoui (Attiat-Allah); Amrabat, Ounahi (Sabiri), Ziyech, Amallah e Boufal (Ezzalzouli); En-Nesyri (Hamdallah)
Técnico: Walid Regragui
Croácia
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Kovacic (Majer) e Modric; Vlasic (Pasalic), Perisic (Orsic) e Kramaric (Livaja)
Técnico: Zlatko Dalic
Cartão amarelo: Amrabat (Marrocos)
Arbitragem: Fernando Rapallini (Argentina)
* Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.