COPA DO MUNDO

Saiba quem é Stéphanie Frappart, 1ª mulher a arbitrar jogo da Copa

Árbitra francesa estreou no jogo entre México e Polônia nesta terça-feira (22/11). Em 2020, Stéphanie se destacou na Champions League

Aline Gouveia
postado em 22/11/2022 17:25
 (crédito: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP)
(crédito: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP)

Em meio aos relatos de violação de direitos humanos no Catar, a francesa Stéphanie Frappart entra para a história como a primeira mulher a arbitrar em partida de Copa do Mundo. Ela atuou como quarta árbitra no jogo entre México e Polônia nesta terça-feira (22/11).

A equipe de arbitragem nos jogos de futebol é composta por quatro juízes: árbitro central, dois árbitros assistentes e o quarto árbitro. Como quarta árbitra, Stéphanie é responsável por auxiliar no processo de substituição durante o jogo, reposição de bolas e também atua como suplente no caso de algum dos árbitros ficarem impossibilitados de seguir na partida.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Stéphanie Frappart também se destacou quando atuou no jogo entre Juventus e Dínamo de Kiev na Champions League em 2020, se tornando a primeira mulher a arbitrar no campeonato europeu.

A árbitra nasceu em 14 de dezembro de 1983 e está na lista de árbitros internacionais da Fifa desde 2009. Ela começou a arbitrar jogos juvenis aos 13 anos e foi premiada em 2020 e 2021 como melhor árbitra do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação