COPA DO MUNDO

Entenda motivo de jogador estar de máscara na Copa do Mundo do Catar

Pelo menos dois atletas irão usar adereço nos jogos: Ellyes Skhiri, da Tunísia, e Heung-Min Son, da Coreia do Sul

Francisco Artur
postado em 22/11/2022 12:11 / atualizado em 22/11/2022 12:13
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Adereço comum às pessoas em tempos pandêmicos, as máscaras de proteção facial também são utilizadas por jogadores de futebol, durante os jogos da Copa do Mundo no Catar. A diferença é que, enquanto a população adota o equipamento em formato e material propícios à segurança da infecção do novo coronavírus, as máscaras usadas pelos craques têm o objetivo de evitar o choque em regiões lesionadas do rosto.   

Por isso, enquanto os objetos usados na pandemia abrangem boca, nariz e toda a bochecha, as máscaras dos atletas protegem a parte de cima do rosto: parte da bochecha e testa. 

Proteção da parte superior do rosto é a finalidade do adereço usado pelo meio-campista da Tunísia Ellyes Skhiri, que entrou em campo, na manhã desta terça-feira (22/11), para disputar a partida contra a Dinamarca. Aos 27 anos, o atleta diz que usa a máscara porque sofreu uma lesão na bochecha.

O equipamento de proteção, portanto, serve para evitar um eventual choque da bola ou de outro jogador contra o rosto de Ellyes Skhiri. Assim como o tunisiano, o atacante da Coreia do Sul Heung-Min Son deverá adotar o adereço para entrar em campo. 

A equipe asiática vai estrear na Copa do Mundo contra o Uruguai, na próxima quinta-feira (24). Heung-Min Son também sofreu uma fratura no rosto e já treinou de máscara nos preparativos para a Copa. 

Son sofreu uma fratura no rosto no duelo contra o Olympique de Marselha, na última rodada da Liga dos Campeões, no dia 1º de novembro. Ao disputar no alto com Mbemba, e o ombro do jogador do Olympique se chocou com o rosto do sul-coreano, na altura do olho esquerdo. Ele caiu no chão, apresentou leve sangramento no nariz e depois foi substituído.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação