A Inglaterra venceu sua primeira partida na Copa do Mundo do Catar de goleada contra o Irã. O jogo terminou em 6 a 2 para o time europeu. Três dos goleadores, Jude Bellingham, Bukayo Saka e Raheem Sterling foram ovacionados pela torcida. No entanto, o mesmo não aconteceu na Eurocopa de 2021, quando eles foram alvos de racismo.
No campeonato europeu, após perderem os pênaltis decisivos da partida contra a Itália, os jogadores foram vítimas de racismo e xenofobia. Termos como "saia do meu país", "macaco" e "volta para a Nigéria" foram usados em comentários de fotos dos atletas no Instagram.
Na época, a FA (The Football Association, entidade que controla o futebol inglês) classificou o episódio como "nojento" e pediu providências. Um motorista de caminhão de 52 anos chegou a ser condenado a pouco mais de dois meses de prisão em função de atos racistas.
"Condenamos veementemente todas as formas de discriminação e estamos horrorizados com o racismo online que tem se dirigido a alguns de nossos jogadores da Inglaterra nas redes sociais", disse a FA, em nota.
Durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, os jogadores Raheem Sterling e Jude Bellingham também foram alvos de insultos racistas por parte de torcedores da Hungria. Segundo o jornal The Telegraph, gritos de "macacos" foram disparados pelos 'Ultras' nas arquibancadas para ofender os atletas.
Sterling ainda chegou a receber uma 'chuva de copos' após balançar as redes e comemorar um dos 4 gols que emplacou e que deu a vitória para a Inglaterra.
Após a goleada desta segunda-feira (21/11), contra o Irã, o nome de Saka chegou ser destaque nos trending topics do Twitter. Os torcedores compararam os dois episódios, em 2020 e agora, na estreia da Inglaterra na Copa.
Que GOLAÇO do Saka
— caze (@Casimiro) November 21, 2022
A Inglaterra terminou a última Euro com o vice e diversos ataques racistas a 3 jogadores negros que perderam os pênaltis contra a Itália (Rashford, Sancho e Saka). Hoje, o time estreia na Copa como um dos favoritos e com 3 gols de jogadores negros (Bellingham, Saka e Sterling) ?????
— Luiz Teixeira 6-3 ???? 5-5 ???? (@luizteixeira) November 21, 2022
8 gols na copa, 7 de jogadores negros.
— HEXA (@nabucodonosor96) November 21, 2022
Inglaterra em 2021 culpou seus jogadores negros por terem perdido pênaltis contra França na Eurocopa.
Hoje: Sakka, Sterling e Bellingham fazem os gols da miscigenado Inglaterra.
Inglaterra, França e Brasil são as seleções mais fortes festa Copa por causa de jogadores negros. pic.twitter.com/4GCpOMU8eR— caboquisse (@caboquisse1) November 21, 2022
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.