Os jogadores da seleção inglesa de futebol, em um rápido protesto, se ajoelharam antes do apito inicial da partida contra o Irã nesta segunda-feira (21/11), válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo no Catar.
Conforme já havia sido anunciado pelo técnico da seleção da Inglaterra, Gareth Southgate, em coletiva de imprensa no domingo (20/11), os jogadores se ajoelharam em apoio à igualdade.
O ano é 2022 e os jogadores da Inglaterra estreiam na #CopaDoMundo2022 se ajoelhando, em protesto contra a proibição da FIFA de que seu capitão Harry Kane, e outros capitães de times europeus, usassem uma braçadeira com as cores do arco-íris. #CopaDoMundoFIFA pic.twitter.com/mrHrtqcwWX
— Fábio Felix (@fabiofelixdf) November 21, 2022
Inicialmente, o capitão da equipe Harry Kane, juntamente aos capitães da Holanda, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Noruega, Suécia, Suíça e País de Gales, usariam a braçadeira One Love, em apoio à igualdade, incluindo à comunidade LGBTQIA+. No entanto, a ação foi desencorajada pela Fifa.
Uma regra da Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa) afirma que os capitães que utilizarem a braçadeira serão penalizados esportivamente com um cartão amarelo, antes mesmo da partida começar. Além disso, o jogador será multado financeiramente.
Por isso, os jogadores decidiram não usar mais o item. No entanto, Harry Kane utilizou uma braçadeira preta com amarelo com os dizeres 'No discrimination' ("não à discriminação", em tradução livre).
A comentarista da BBC na Copa do Mundo que é ex-jogadora da Inglaterra, Alex Scott, também aproveitou o momento para protestar, e utilizou a braçadeira "One Love" durante a cobertura pré-jogo de Inglaterra e Irã.
Alex Scott, comentarista da @BBC, usou a braçadeira “ONE LOVE” na cobertura pré-jogo de INGLATERRA x IRÃ, que tinha sido proibida pela FIFA#QatarWorldCup2022 #FIFAWorldCup #Qatar2022 pic.twitter.com/FP51kZrR81
— Assiste Agora (@assisteagora) November 21, 2022
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Cidades DF Shoppings apostam na volta do Papai Noel para impulsionar vendas no Natal
- Diversão e Arte Criador de '1899', da Netflix, rebate brasileira que o acusou de plágio
- Cidades DF Inmet emite alerta amarelo para o risco de temporais no Distrito Federal
- Mundo Terremoto na Indonésia deixa pelo menos 56 mortos e centenas de feridos
- Esportes Inglaterra x Irã: Árbitro brasileiro Raphael Claus estreia na Copa do Catar
- Blogs Redirect Primeiro-ministro de Portugal diz que apoiará Brasil para o Conselho de Segurança da ONU
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.