COPA DO MUNDO 2022

Inglaterra x Irã: Árbitro brasileiro Raphael Claus estreia na Copa do Catar

No total, a Copa do Mundo 2022 conta com apenas dois árbitros brasileiros principais

Correio Braziliense
postado em 21/11/2022 10:46
 (crédito: Anne-Christine POUJOULAT / AFP)
(crédito: Anne-Christine POUJOULAT / AFP)

O segundo jogo da Copa do Mundo do Catar, entre Inglaterra e Irã, que ocorre nesta segunda-feira (21/11), é apitado pelo árbitro brasileiro Raphael Claus, de 43 anos, um dos principais árbitros do país na atualidade.

A partida acontece no Estádio Khalifa, em Doha, em duelo que abre o Grupo B do Mundial. No campo, o juiz brasileiro conta com o apoio de outros brasileiros, os auxiliares: Rodrigo Figueiredo e Danilo Manis.

Raphael Claus tem 43 anos de idade e nasceu em Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo. O árbitro, que também é personal trainer, está no quadro da Fifa desde 2015 e já apitou outras grandes partidas.

No Brasil, o último jogo de Raphael Claus foi entre Coritiba e Flamengo, em 6 de novembro, pela série A.

No total, a Copa do Mundo 2022 conta com apenas dois árbitros brasileiros principais. Além de Raphael Claus, apita os jogos também o goiano Wilton Pereira Sampaio, que entra em campo no jogo das 13h (horário de Brasília) entre Senegal x Holanda, no Al Thumama, pelo Grupo A. Ele será auxiliado por Bruno Boschilia e Bruno Raphael Pires.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação