Craques da Copa

Cristiano Ronaldo e a última cartada para conquistar o inédito Mundial

Inspirado no sucesso na Eurocopa-2016, o astro eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo levantar mais um troféu inédito para Portugal

Paulo Martins*
postado em 19/11/2022 19:00
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Quem vê a queda abrupta na vida de Cristiano Ronaldo nem imagina a vontade do astro de vencer a Copa do Mundo Qatar-2022. O rapaz da Ilha da Madeira tem vivido tempos diferentes desde a eliminação frente ao Uruguai, em 2018, na Rússia. A situação nos clubes tem passado para sua seleção nos últimos tempos, com os burburinhos de atritos entre o Gajo e seus companheiros no Manchester United.

Justo no seu último Mundial, CR7 não encontra a simbiose em seus clubes, desde a saída do Real Madrid. O astro parece se irritar constantemente por não conseguir os êxitos de outrora. Coincidentemente, o lusitano sempre enfrentou e superou situações adversas com pela seleção portuguesa. As conquistas da Eurocopa (2016) e Liga das Nações (2019) comprovam isso. Superar empecilhos para ser campeão é uma das cartas de Cristiano em toda a carreira.

É inegável a capacidade do astro nascido em Funchal de colocar a bola na rede quando preciso, como no empate a três tentos contra a Espanha, na estreia da Copa na Rússia. Entretanto, a falta de companhia à altura similar de Ronaldo o prejudicou coletivamente em diversos momentos por Portugal.

A prova está na dependência da equipe sob seu principal jogador na artilharia histórica. São 117 gols em 191 jogos, média de 0,61 por partida. Os registros impressionam na comparação aos demais: mesmo somando o segundo e o terceiro goleadores, Pauleta (47 tentos) e Eusébio (41 unidades), CR7 não pode ser alcançado. Se os “Heróis do Mar”, como diz o hino português, querem se tornar heróis no campo, é bom ter alguém como Cristiano Ronaldo a seu favor.

Curiosidades sobre Cristiano Ronaldo:

1. Campeão por onde passou
A fase conturbada no clube não ofusca o brilho de uma carreira. Da Supertaça de Portugal de 2002, pelo Sporting, à Copa da Itália 2020/2021, pela Juventus, são 34 taças erguidas pelo craque.

2. “Eu sou o melhor”
A frase de Cristiano Ronaldo é incontestável e a sua prova está na longevidade. Mesmo com a carreira perto do fim, o lusitano é o jogador mais velho a ter vencido a Bola de Ouro e seguir em atividade, com sua honraria de 2008.

3. Um craque que se veste bem
A vaidade é uma das características (seja excessiva ou virtuosa) do astro. CR7 criou uma marca homônima com a sua sigla para vestimentas variadas, calçados e perfumaria.

4. Em grande baixa no mercado
As complicações no Manchester United e Juventus são fatores da queda de valor de um dos melhores atletas da história do futebol. A oscilação foi tão abrupta que Cristiano chegou a valer os mesmos 20 milhões de euros da temporada 2004/2005.

5. Referência na Terrinha
Prêmios individuais não faltam a Cristiano Ronaldo. Além das Bolas de Ouro e troféus da Fifa, o gajo acumula 11 honrarias de melhor jogador português no exterior e três reconhecimentos da Associação dos Jornalistas do país.

Guia da Copa

Baixe o guia da Copa preparado pelo Correio BrazilienseClique aqui.

* Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação