Ser convocado para uma Seleção de futebol é uma grande honra para os jogadores. Muitos, têm a chance de disputar um ou dois mundiais e, boas performances na competição mais assistida do mundo tem o poder de elevar o nome de um jogador para um patamar totalmente inédito. No entanto, vários atletas com o nome marcado na história das copas devem pendurar as chuteiras e se despedir das competições mundial depois do torneio no Catar.
Em reconhecimento a história e importância que cada um deles levou para os países que representam, o Correio separou 15 jogadores que não devem disputar mais a Copa do Mundo — seja pela idade, por vontade própria ou outras questões. (Confira mais detalhes sobre a trajetória dos jogadores abaixo da galeria de fotos).
Pepe
Jogador brasileiro naturalizado português, Pepe deve ter no Catar a última participação em uma Copa do Mundo, após disputar quatro mundiais. O zagueiro de 39 anos foi chamado para a Seleção de Portugal pela primeira vez em 2007 e participou dos mundiais de 2010 na África do Sul, no Brasil em 2014, e na Rússia em 2018.
Pepe tem 128 jogos pela seleção portuguesa, nos quais marcou sete gols.
Portugal está no Grupo H da Copa de 2022 e vai estrear no dia 24 de novembro, às 13h (horário de Brasília), contra Gana, no Estádio 974. Na fase de grupos, os portugueses enfrentarão ainda o Uruguai e a Coréia do Sul.
Kasper Schmeichel
O dinamarquês é capitão da Seleção para a Copa e um dos líderes do grupo que busca fazer história no Catar. A equipe provou ser uma seleção competitiva ao quase se classificar para o mata-a-mata da Liga das Nações da UEFA em um grupo com Croácia, Suécia e França — também rival na Copa de 2022.
Com 36 anos de idade, é improvável que o goleiro seja convocado em 2026 e, considerando a rivalidade nas Eliminatórias europeias para a Copa na Europa, o Catar pode ser a despedida do jogador das Copa do Mundo, apesar dele não ter feito nenhum pronunciamento sobre possível aposentadoria da Seleção.
A Dinamarca está no Grupo D da Copa de 2022 e vai estrear no dia 22 de novembro, às 10h (horário de Brasília), contra a Tunísia, no Estádio da Cidade da Educação. Na fase de grupos, os dinamarqueses enfrentarão ainda a França e a Austrália.
Robert Lewandowski
Eleito o Melhor Jogador do Mundo pela Fifa em 2020 e 2021, o polonês Robert Lewandowski carrega consigo o desejo e sonho de seus companheiros de chegar longe na Copa do Mundo de 2022.
A chegada na seleção polonesa do ídolo do Bayern de Munique, que agora joga pelo Barcelona, ajudou na conquista de vagas em dois anos consecutivos na Copa do Mundo (2018 e 2022), após terem ficado fora da disputa em 2014 e 2010. Em 2022, eles buscam a conquista do primeiro título de campeão da Copa.
Lewa, como também é chamado mundialmente, chegará na Copa do Mundo com 34 anos de idade e não anunciou se pretende jogar outros mundiais após o de 2022. No caso do polonês, as difíceis eliminatórias europeias podem ser um dos maiores empecilhos para que o atacante retorne às Copas uma vez que, para a Copa do Catar, a Polônia só conseguiu se classificar ao final da rodada de repescagem, quando venceu a Sérvia por 2 a 0.
A Polônia está no Grupo C da Copa de 2022 e vai estrear no dia 22 de novembro, às 13h (horário de Brasília), contra o México, no Estádio 974. Na fase de grupos, os poloneses enfrentarão ainda a Argentina e a Arábia Saudita.
Luka Modric
Destaque desde quando começou a jogar no Real Madrid, um dos principais times da Espanha, em 2012, o croata Luka Modric teve seu talento reconhecido ainda mais ao ajudar a Seleção da Croácia a ficar em segundo lugar na Copa do Mundo da Rússia, atrás apenas da França.
Naquele ano, Modric chegou a receber o título de Melhor Jogador do Mundo pelo desempenho no Mundial e foi agraciado pelos prêmios de Melhor Jogador da UEFA na Europa e a Bola de Ouro da Copa do Mundo, se tornando o primeiro jogador da história a conquistar todos esses prêmios em um mesmo ano.
Chegando ao Mundial com 37 anos, o meio-campista já anunciou que o Catar será a última Copa dele, e que ele espera conquistar o primeiro título da Croácia na Copa do Mundo.
A Croácia está no Grupo F da Copa de 2022 e vai estrear no dia 23 de novembro, às 7h (horário de Brasília), contra o Marrocos, no estádio Al Bayt. Na fase de grupos, os croatas enfrentarão ainda a Bélgica e o Canadá.
Guillermo Ochoa
O veterano mexicano Guillermo Ochoa é um dos poucos jogadores que já estiveram presentes em cinco Copas do Mundo. Conhecido por grandes defesas como goleiro, ele é uma das peças fundamentais da Seleção do México em suas grandes e árduas caminhadas nos mundiais. No entanto, a história de Ochoa nos mundiais deve acabar no Catar.
Chegando no país com 37 anos, o Ochoa garantiu o título da Copa Ouro da CONCACAF de 2021 e foi eleito o melhor goleiro do torneio.
O México está no Grupo C da Copa de 2022 e vai estrear no dia 22 de novembro, às 11h (horário de Brasília), contra a Polônia, no Estádio 974. Na fase de grupos, os mexicanos enfrentarão ainda a Argentina e a Arábia Saudita.
Ángel Di María
Conhecido apenas por Di María, o meia que atualmente defende a Juventus, da Itália, é uma das peças fundamentais da Seleção da Argentina. Em uma equipe que passa por uma enorme renovação, a experiência de Ángel Di María pode ser a chave para a Argentina conquistar o Tricampeonato Mundial.
Chegando no Catar com 34 anos, é possível que o meio-campista não jogue outra Copa do Mundo, mesmo que ainda não tenha anunciado sua aposentadoria oficial da seleção argentina ou das Copas do Mundo.
A Argentina está no Grupo C da Copa de 2022 e vai estrear no dia 22 de novembro, às 7h (horário de Brasília), contra a Arábia Saudita, no Estádio Lusail. Na fase de grupos, os argentinos enfrentarão ainda a Polônia e o México.
Thomas Müller
Campeão Mundial em 2014 no Brasil, o alemão Thomas Müller conquistou notoriedade por todo o mundo pelo futebol de qualidade entre os gigantes da Alemanha e se consagrou um dos maiores goleadores da Copa do Mundo, com 10 gols em mundiais.
A possível aposentadoria da Seleção já vinha de antes, quando outros veteranos de 2014 se despediram em 2018 das Copas. No entanto, como uma estratégia do técnico Hans-Dieter Flick, Müller foi acionado para fazer uma mescla entre veteranos e novatos no esquadrão alemão. Assim, é bem provável que o atacante não volte a jogar em Copas do Mundo pela Alemanha.
Müller chega ao Catar com 33 anos e ao lado dos companheiros espera conquistar o Pentacampeonato alemão em Copas do Mundo.
A Alemanha está no Grupo E da Copa de 2022 e vai estrear no dia 23 de novembro, às 10h (horário de Brasília), contra o Japão, no Estádio Internacional Khalifa. Na fase de grupos, os alemães enfrentarão ainda a Espanha e a Costa Rica.
Manuel Neuer
Com um título da Copa do Mundo no currículo, o alemão Manuel Neuer é o famoso goleiro que esteve presente no fatídico 7X1 da semifinal da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Atualmente, ele defende o clube alemão Bayern de Munique.
Com 36 anos, Neuer é o capitão da Seleção da Alemanha e foi agraciado com o prêmio Luva de Ouro de melhor goleiro após o final da Copa de 2014.
Em um time que passa por renovação, o goleiro é um dos poucos veteranos que se manteve no grupo e deve disputar seu último Mundial no Catar enquanto o time alemão busca conquistar o pentacampeonato.
Luis Suarez
Uma das grandes referências nas Copas do Mundo, as participações do uruguaio Suarez em mundiais foram marcadas por polêmicas e também pela parceria com o compatriota Cavani. Chegando com 35 anos no Catar, este pode ser o último Mundial de um dos personagens mais icônicos das Copas.
Em 2010, o jogador foi expulso do campo nas quartas de final contra Gana ao defender com as mãos uma jogada dos africanos. A tática garantiu o time sul-americano na final do Mundial, onde perderam para os espanhóis. Outro momento 'icônico' do atacante foi a famosa mordida dele no italiano Giorgio Chiellini na Copa de 2014, que rendeu ao uruguaio uma suspensão de nove jogos pela Seleção após o término da Copa.
Vale lembrar que ao lado dos companheiros, Suarez lutará para vencer uma Copa pela terceira vez — feito que a Seleção não consegue desde 1950, na primeira Copa no Brasil.
O Uruguai está no Grupo H da Copa de 2022 e vai estrear no dia 24 de novembro, às 10h (horário de Brasília), contra a Coréia do Sul, no Estádio da Cidade da Educação. Na fase de grupos, os uruguaios enfrentarão ainda Portugal e Gana.
Edinson Cavani
Indo para a quarta Copa do Mundo, Edinson Cavani é sempre muito lembrado pela 'brilhante' parceria com Luis Suarez. Juntos, os dois formam uma força de ataque e, como veteranos da Seleção uruguaia, são referência para os novos jogadores da equipe que passou por grande renovação.
O atacante chegará ao Catar com 35 anos e não anunciou oficialmente que jogará no Catar sua última Copa. No entanto, antes mesmo da estreia do time na Copa, o jogador ainda não foi confirmado na equipe titular porque está retornando de lesão.
Ao lado dos companheiros, ele busca conquistar nesta que pode ser a sua última Copa o tricampeonato do Uruguai em Copas e dar novamente um título para uma seleção sul-americana após 70 anos.
Thiago Silva
Um dos veteranos de Copas do Mundo, o brasileiro Thiago Silva estará pela quarta vez consecutiva no maior torneio de futebol do mundo. Apenas ele e mais sete jogadores têm essa quantidade de participações em Copas no currículo.
Aos 38 anos, o zagueiro é um dos principais nomes para carregar a braçadeira de capitão da Seleção Brasileira e terá a última chance de desenhar com a bola nos pés um final feliz e conquistar o Hexa no Catar.
Caso seja o escolhido como o capitão da Seleção no Mundial e usar a braçadeira por mais quatro vezes, ele ultrapassará Cafu e se tornará o jogador que por mais vezes foi capitão brasileiro em campo nas Copas do Mundo. Além disso, ele ocupa o título de defensor que mais usou a camisa da seleção brasileira na história.
O Brasil está no Grupo G da Copa de 2022 e irá estrear no dia 24 de novembro, às 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia, no Estádio Lusail. Na fase de grupos, os brasileiros enfrentarão ainda a Suíça e Camarões.
Daniel Alves
A convocação de Daniel Alves para a Copa do Catar não agradou muito as redes sociais. O lateral brasileiro não teve o melhor rendimento no clube em que joga atualmente, o Pumas (México), e idade do atleta preocupava fãs sobre as condições dele para jogo.
Com 39 anos, é o mais velho do time escolhido por Tite que busca o Hexa e é também uma figura de referência para os mais jovens que integram a lista de 26 brasileiros.
Com a indicação para o Catar, Dani Alves se tornará o jogador mais velho a vestir a camisa canarinho em uma Copa do Mundo. Ele também marcou presença nos mundiais de 2010 e 2014, tendo perdido o de 2018 em razão de uma lesão.
Cristiano Ronaldo
Nos últimos dias, uma entrevista do astro português Cristiano Ronaldo ao veículo britânico The Sun acentuou ainda mais a vontade do atacante de se aposentar aos 40 anos. Dessa forma, CR7 faria no Catar a última participação na Copa do Mundo.
Cristiano chega ao Catar com 37 anos, o que o faria ter 41 anos na Copa de 2026. Não seria improvável vê-lo em campo, no entanto, as recentes polêmicas envolvendo o jogador — com rixas em seu atual clube Manchester United e reportadas tensões entre eles e companheiros da seleção portuguesa — podem determinar a última Copa do jogador.
CR7 está entre poucos nomes que já foram convocados e atuaram em cinco Copas do Mundo, já contando com a de 2022. Ele foi convocado pela Seleção de Portugal pela primeira vez em 2003 e já fez 191 partidas e converteu ao todo 117 pelo país.
Portugal está no Grupo H da Copa de 2022 e irá estrear no dia 24 de novembro, às 13h (horário de Brasília), contra Gana, no Estádio 974. Na fase de grupos, os portugueses enfrentarão ainda o Uruguai e a Coréia do Sul.
Messi
O maior vencedor do prêmio Bola de Ouro da História, o argentino Lionel Messi também já conquistou o título de melhor jogador da Copa, em 2014, quando ajudou o time a chegar às finais da Copa do Mundo no Brasil em que perderam para a Alemanha.
Mesmo não tendo ganhado uma Copa com a camisa Argentina, o atacante chega ao Catar com 35 anos de idade e está entre os poucos nomes que já foram convocados e atuaram em cinco Copas do Mundo, já contando com a de 2022.
Ao lado de seus companheiros, ele espera conquistar o Tricampeonato da Argentina em Copas do Mundo no que espera-se ser sua última Copa disputada.
Neymar Jr.
Prestes a bater recordes astronômicos de Pelé, o brasileiro Neymar Jr. já deu algumas entrevistas garantindo que 2022 será a última Copa do Mundo que deve disputar.
Pela Seleção Brasileira alcançou marcas como 6 gols em 10 jogos em Copas do Mundo e, apesar de não ter uma Bola de Ouro para chamar de sua, é peça fundamental no Paris Saint-Germain (PSG) ao lado de Mbappe e Messi.
Mesmo com apenas 30 anos de idade — e o histórico brasileiro de ter sempre nomes com mais idade convocados nas listas — o atacante do PSG pretende se aposentar mesmo que o Brasil consiga o Hexa no Catar.
Outro detalhe que pode deixar o jogador fora dos mundiais são as lesões, que se provaram constantes e causaram a saída de Neymar da Copa de 2014, e que também o afetou algumas vezes nos clubes em que jogou na Europa.
Guia da Copa
Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.
Saiba Mais
- Cidades DF Tempestade atinge o DF na noite desta quarta; veja registro de internautas
- Política Moraes envia à PGR pedido de impeachment de ministro da Defesa feito por deputado
- Economia BC: Pix está à frente em número de transações per capita no mundo
- Brasil DJ morre após cair de trio elétrico na Parada da Diversidade, em Curitiba
- Diversão e Arte Galvão Bueno recebe alta de hospital após ser internado com covid-19
- Mundo Sandálias usadas por Steve Jobs são leiloadas por mais de R$ 1 milhão
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.