A boa fase da Mercedes foi provada e comprovada, sem contestações, na corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, disputada na tarde deste sábado (12/11). O inglês George Russell, da Mercedes, foi o vencedor e sai a partir do primeiro lugar na carreira principal da prova paulistana.
Na segunda largada deste tipo de carreira na história dos grandes prêmios brasileiros, o inesperado pole position Kevin Magnussen largou bem, com Max Verstappen sofrendo com os ataques de George Russell. Entretanto, a liderança do dinamarquês durou até a abertura da terceira volta, com o holandês passando antes do “S do Senna”.
O ritmo das Mercedes seguia interessante, com Russell tentando perseguir Verstappen e Lewis Hamilton recuperando-se gradativamente ao sair da oitava posição e chegar logo ao quarto posto em menos de dez giros. O novato mercedista se aproximou e quase ultrapassou o líder na abertura da 12ª volta, em briga bela por duas tentativas seguidas em todo o primeiro setor, com bela defesa do holandês ao forte ataque do britânico.
No 15º giro, por fim, o dono do carro de número 63 atacou na reta oposta e tomou a ponta definitiva, com seu ritmo justificado pelo uso de pneus macios contra os médios do campeão mundial. A distância também era curta entre o terceiro, Carlos Sainz, e o quarto, Hamilton. Ambos conseguiram superar o holandês nas voltas 19 e 20, na saída reta principal. O espanhol, entretanto, perde cinco posições para a corrida deste domingo (13/11), por troca no motor.
Com Max em quatro e Sergio Pérez em quinto, seguido por Charles Leclerc, rival pelo vice-campeonato, o mexicano pediu a troca de lugares entre os companheiros por ordem maior. “Eu vou ficar nessa posição? Eu preciso dos pontos”, solicitou à equipe, sem ser atendido.
Com as corridas determinadas, a carreira sprint define o pelotão de largada para a prova maior deste grande prêmio. A corrida principal deste domingo (13/11) começa às 15h, pelo horário de Brasília, com transmissão da Band.
Confira o resultado da corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo:
1 - George Russell (Mercedes) - soma oito pontos
2 - Carlos Sainz (Ferrari) +3.995 - soma sete pontos
3 - Lewis Hamilton (Mercedes) +4.492 - soma seis pontos
4 - Max Verstappen (Red Bull) +10.494 - soma cinco pontos
5 - Sergio Pérez (Red Bull) +11.855 - soma quatro pontos
6 - Charles Leclerc (Ferrari) +13.133 - soma três pontos
7 - Lando Norris (McLaren) +25.624 - soma dois pontos
8 - Kevin Magnussen (Haas) +28.768 - soma um ponto
9 - Sebastian Vettel (Aston Martin) +30.218
10 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) +34.170
11 - Daniel Ricciardo (McLaren) +39.395
12 - Mick Schumacher (Haas) +41.159
13 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) +41.763
14 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) +42.338
15 - Fernando Alonso (Alpine) +48.985
16 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) +50.306
17 - Lance Stroll (Aston Martin) +50.700
18 - Esteban Ocon (Alpine) +51.756
19 - Nicholas Latifi (Williams) +1:16.850
(Alexander Albon não completou a prova)
* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.