A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está cuidando dos últimos preparativos para a Copa do Mundo Qatar-2022. Mas, antes de embarcar para o Oriente Médio, a delegação canarinho se encontra em Turim, na Itália. É uma logística desafiadora. Para isso, os responsáveis pela logística da Seleção optaram por uma bagagem extra de 5,5 toneladas.
Segundo o portal ge.globo, os utensílios vão desde a rouparia, passando por medicamentos, equipamentos eletrônicos, fisioterapia, treino e farinha de mandioca. Itens como arroz e feijão ficaram de fora, pois o centro de treinamento da Juventus e o hotel da Seleção no Catar atenderão o cardápio solicitado pela CBF.
Ao todo, 74 pessoas farão parte do grupo que buscará o hexacampeonato mundial. Neste sábado (12/11), embarcam no voo fretado: Tite e comissão técnica, o estafe, além do trio que atua no Brasil, composto pelo goleiro Weverton, o meia Everton Ribeiro e o atacante Pedro. Os outros 23 atletas completam o grupo na segunda-feira (14/11) após os compromissos pelas ligas europeias.
Apesar do peso, a bagem organizada para o Catar é inferior à da viagem para a disputa na Rússia, em 2018. Para a jornada no leste europeu foram necessárias 7 toneladas dos mais diversos itens. Um dos principais fatores que contribuem para diminuição nas malas é a ausência de agasalhos e uniformes para o frio. Na sede do Mundial, as temperaturas variam entre 15º e 30º graus durante o dia.
O planejamento da CBF prevê três kits de uniformes para cada atleta: para treinos, concentração e jogos. Cerca de 700 camisas amarelas e 230 azuis foram separadas. Também estão na lista: boné, calças, agasalhos, meiões e shorts.
O pontapé inicial para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo será em 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia. Na sequência, o esquadrão verde-amarelo encara a Suíça em 28 de novembro e fecha a fase de grupos quatro dias depois, diante de Camarões.
Itens na bagagem brasileira
» aparelhos de ultrassom
» câmara hiperbárica
» aparelhos de laser para fisioterapia
» seis macas
» botas de gelo
» massageadores
» rolinhos de fisioterapia
» duas mil travas de chuteira
» alargador de chuteira
» 700 camisas amarelas
» 230 camisas azuis
» 30 bolas de jogo (parte delas entregues pela Fifa, com tecnologia de chip)
» 30 kg de farinha de mandioca
» máquina de café
» impressoras
» máquina de grafar nomes na camisa
» 92 itens de medicamentos, entre antibióticos, analgésicos e muitos outros
» 134 insumos, tais quais seringas, bandagens, esparadrapos
» fitas adesivas para marcação de campo
» pratos de marcação de campo
» estacas para marcação de campo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.