O troféu da Série A do Campeonato Brasileiro já está nas mãos do Palmeiras, mas isso não significa que não haverá emoção até o apito final da última rodada. As vitórias de Atlético-MG e Botafogo, na última quinta-feira (10/11), esquentaram ainda mais a disputa pelas vagas restantes à Libertadores, principalmente à fase de grupos.
A dupla alvinegra chega esperançosa à 38ª jornada. Afinal, eventuais tropeços na penúltima exibição custariam a manutenção do sonho de Libertadores na próxima temporada. No Mineirão, o Galo afastou o mau-olhado dos adversários e dominou o Cuiabá com a vitória por 3 x 0.
No Nilton Santos, o Botafogo correspondeu ao apoio das arquibancadas e derrotou o Santos por 3 x 0, com dois Lucas Fernandes e um de Tiquinho Soares. Além dos três pontos, o triunfo acabou com qualquer chance do Peixe seguir na corrida pela principal competição continental. O alvinegro praiano terá de se contentar com a Sul-Americana.
Agora, seis times estão vivos na briga por três lugares na Libertadores — uma na fase de grupos e duas nas prévias. Mesmo que em situações e até em ânimos diferentes para as decisões do final de semana, América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Fortaleza e São Paulo terão o último direito de resposta aos seus torcedores na temporada.
Calculadora na mão
Enquanto a bola não rola, jogadores, dirigentes e torcedores fazem as contas. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a última vacância da fase de grupos será decidida no detalhe. Galo e Furacão têm os mesmos 55 pontos na classificação, mas os paranaenses ostentam uma vitória a mais. Porém, ambos aparecem com 89,4% de chance de êxito.
Embora os números apontem para um Botafogo com 51,7% de probabilidade de chegar diretamente ao torneio, os cariocas contam com o “trunfo” do duelo direto contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada.
América-MG, Fortaleza e São Paulo, jogarão a vida e, de quebra, torcerão pelos tropeços dos concorrentes. O tricolor do Morumbi, inclusive, é o clube com as menores possibilidades alcançar a sexta colocação: 3,8%.
Donos de campanhas convincentes e surpreendentes no segundo turno do campeonato, Coelho e Leão têm, respectivamente, 41,8% e 21,8% de perspectiva de sucesso. Eles se apegam à vontade de desfilar pelos gramados do continente pela segunda vez consecutiva.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.