Está se aproximando o início da Copa do Mundo 2022 e muitos brasileiros ainda não sabem se os dias de jogos do Brasil serão feriados ou não. Na primeira fase, a Seleção entrará em campo em dias úteis e durante horário comercial, entre 10h e 16h.
Com os jogos sendo transmitidos em horário de trabalho, também surgem as dúvidas se os funcionários poderão tirar folga para acompanhar a competição em casa. Mas, afinal, os dias de jogos do Brasil serão feriados? Os trabalhadores poderão pedir folga?
Apesar da vontade dos brasileiros em acompanhar as partidas, os dias de jogos não são feriados, de acordo com a legislação atual. Os trabalhadores também não dispõem de dispositivo legal que garanta o direito de se ausentar do trabalho.
Sendo assim, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários para assistir aos jogos. Entretanto, isso não impede que os empregados possam negociar uma paralisação nas atividades durante os dias ou horários dos jogos.
Outra alternativa é a liberação para trabalho em regime de home office nos dias em que a seleção brasileira estiver competindo. Dessa forma, não causa tantos impactos na carga de trabalho ou necessidade de compensar as horas.
Saiba Mais
- Política Boulos diz que Nikolas é 'desqualificado' e critica 'falta de preparo'
- Esportes Copa do Catar é "grande oportunidade" para Brasil romper domínio europeu, diz Cafu
- Mundo Guerra na Ucrânia: 240 mil já morreram no conflito, dizem EUA
- Diversão e Arte Warren Beatty, de Bonnie e Clyde, é processado por suposta coação sexual
- Blogs Redirect Mário Bregieira: "Encontrei com as novelas bíblicas um propósito de vida"
- Política Randolfe Rodrigues irá integrar a equipe de transição do governo Lula
GDF define pontos facultativos em dias de jogos
No caso dos servidores públicos da capital do país, os jogos poderão ser acompanhados diretamente de casa. Isso porque o Governo do Distrito Federal (GDF) definiu horários e pontos facultativos nos dias em que a Seleção Brasileira competir na Copa do Mundo do Catar.
De acordo com o cronograma, em 24 de novembro, dia de estreia da Seleção, o expediente será das 8h às 14h. Já em 28 de novembro, foi decretado ponto facultativo. Em 2 de dezembro, os servidores voltam a ter o horário de trabalho reduzido, das 08h às 14h.
As áreas da saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana não estão contempladas no decreto, devendo seguir as instruções das respectivas chefias.
Os profissionais responsáveis pelos atendimentos essenciais aos cidadãos deverão manter as escalas com prestação ininterrupta dos serviços.
Copa do Mundo 2022
A Copa do Mundo 2022 será sediada no Catar e terá início em 20 de novembro, com jogo do Catar e Equador.
Entre os jogadores convocados pelo técnico Tite estão: Neymar, Marquinhos, Thiago Silva, Casemiro, Fred, Paquetá, Everton Ribeiro, Vinicius Júnior, Richarlison e Gabriel Jesus.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Cidades DF Primeira delegacia de proteção animal deve ser criada no DF
- Brasil 'Ele matou meu marido à toa', diz esposa de motorista morto por delegado
- Brasil Menos de 10% de rodovias nacionais estão perfeitas, pior índice em 25 anos
- Esportes Semana 10 da NFL terá estreia de país em calendário de jogos
- Cidades DF PF cumpre mandado contra suspeito de difundir pornografia infantil no DF
- Blogs Redirect Concurso INSS registra mais de um milhão de inscritos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.