COPA DO MUNDO

Brasileirão tem apenas três convocados para a caça ao hexa da Seleção

O palmeirense Weverton e os flamenguistas Everton Ribeiro e Pedro são os únicos convocados que desfilam pelos gramados nacionais. Inglaterra lidera o ranking, com 12 boleiros

Victor Parrini
postado em 07/11/2022 15:45 / atualizado em 08/11/2022 16:56
 (crédito:  CARL DE SOUZA/AFP)
(crédito: CARL DE SOUZA/AFP)

Foi-se o tempo em que os jogadores que atuam no Brasil eram maioria nas listas da Seleção para Copas do Mundo. Dos 26 convocados pelo técnico Tite, nesta segunda-feira (7/11), apenas três desfilam pelos gramados nacionais.

O protagonismo do Campeonato Brasileiro foi perdido para outras ligas badaladas, como as da Inglaterra e da Espanha. A primeira divisão nacional será representada no Catar apenas por atletas de Palmeiras e Flamengo. Os paulistas emplacaram o goleiro Weverton, enquanto os cariocas se orgulham do meia Everton Ribeiro e do atacante Pedro.

O palmeirense disputou a primeira Copa do Mundo da carreira. Aos 34 anos, ele acumula experiência de sobra. Nos Jogos Rio-2016, Weverton foi o paredão do Brasil na campanha do inédito ouro olímpico ao defender um dos pênaltis na decisão contra a Alemanha.

Multicampeão pelo Flamengo, Everton Ribeiro recebeu a primeira chance na Seleção em 2014. Porém, foi com o técnico Tite que o meio-campo recebeu maior atenção e a chance de debutar em uma Copa do Mundo.

"O Éverton Ribeiro retomou e tem a consistência do 10. Quando voltou dos Emirados, já tinha a expectativa. Temos este aspecto, tem 32 anos, mas acho que a primeira Copa do Mundo. Jogos em alto nível, final de Libertadores, de Mundial, de Copa do Brasil, jogos de alto nível na Europa", elogiou Tite.

A qualidade, a excelente fase e o clamor público levaram Pedro à Seleção. O centroavante é um dos destaques do Flamengo campeão da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022. O camisa 9 rubro-negro foi convocado pela primeira vez em 2018, mas perdeu espaço após lesão. Voltou com tudo para também estrear em Mundiais.

A caminhada rumo ao hexa no Catar será a quinta consecutiva da Seleção em Copas com mais jogadores que atuam no exterior do que no futebol nacional. Para os supersticiosos, isso preocupa. Em todos os cinco títulos mundiais do país, a quantidade de boleiros da liga doméstica era superior ou igual aos "estrangeiros".

Ligas com mais jogadores na Seleção

Inglaterra: 12
Espanha: 5
Itália: 3
Brasil: 3
França: 2
México: 1

Times que mais cederam atletas:

Real Madrid: 3
Manchester United: 3
Juventus: 3
Flamengo: 2
Paris Saint-Germain: 2
Liverpool: 2
Arsenal: 2
Palmeiras: 1
Manchester City: 1
Sevilla: 1
Barcelona: 1
Chelsea: 1
Newcastle: 1
Tottenham: 1
West Ham: 1
Pumas: 1

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação