Largadas emocionantes, tombos, voos de tirarem o fôlego e ultrapassagens espetaculares. Esses prometem ser alguns dos ingredientes para o Campeonato Brasiliense de Bicicross, o BMX. A competição acontece com entrada gratuita, acontece neste domingo (6/11), às 9h, na pista ao lado do Teatro de Arena, próxima ao Estádio do Cave.
Realizado pela Associação Brasiliense de BMX do Distrito Federal (ABBX-DF), a competição reúne, aproximadamente, 90 atletas separados por idade, nas categorias masculino e feminino. A partir das 12h, será dada largada para a categoria principal, a Elite Man.
O circuito tem cerca de 380 metros da largada à chegada, com rampas e ondulações típicas do relevo ideal para a modalidade. “Além de uma pista tradicional, trata-se de um traçado emocionante tanto para quem compete quanto para quem torce”, garante o organizador do evento, o multicampeão Wellington Fernandes.
Estão previstas três baterias para cada categoria, sendo uma volta por bateria. Quem somar mais pontos ao final das corridas, sagra-se campeão. Além do Brasiliense, está em jogo também o título do Campeonato Centro-Oeste, que realiza, paralelamente, sua terceira etapa.
Na briga pela taça da categoria principal está o brasiliense Mateus Sampaio, seguidos dos goianos Gabriel Silva e Ivair Souza. “Vai ser uma briga boa, pois a qualidade e o nível técnico desses competidores estão absurdamente elevados”, garante o multicampeão Wellington Fernandes.
Projeto social
Além de disputar, promover e organizar competições, Wellington Fernandes coordena um projeto social voltado para a preparação e descoberta de novos talentos no esporte. Nessa mesma pista onde desenvolveu seu estilo, treinou e conquistou tantos títulos, o atleta, ao lado do também ciclista profissional Gustavo Henrique, oferece aulas gratuitas para a comunidade todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
“O Distrito Federal é uma das unidades da federação com menos atletas profissionais. No entanto, temos uma qualidade técnica muito alta, superior à maioria dos estados brasileiros”, destaca o também instrutor. “Queremos, com esse projeto, incentivar cada vez mais a prática juntos às crianças e aos jovens”, completa.
Baterista da banda brasiliense de reggae Jah Live, Martin Barreiro é um aficionado pelo esporte. “Precisa de mais incentivo do governo. Dessa forma, além de melhorarmos as condições da pista, podemos trazer mais campeonatos para cidade”, destaca o músico. “Sem apoio, já estamos fazendo acontecer. Imagine com fomento”, frisa.
Atualmente, 20 alunos participam das atividades. Qualquer criança ou adolescente pode se inscrever, mas é preciso ter os equipamentos de segurança (capacete, camisa e calça comprida). Interessados em colaborar com o projeto pode entrar em contato pelo (61) 99194-3264.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.