ESPORTE LOCAL

Adef viaja para a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos

Equipe do Distrito Federal competirá contra outros 15 clubes no principal torneio da modalidade, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Victor Parrini
postado em 04/11/2022 19:58
 (crédito: Lucas Rodrigues/Adef)
(crédito: Lucas Rodrigues/Adef)

O time de futebol de cegos da Adef começa, neste domingo (6/11), a principal missão do ano. A equipe do Distrito Federal participará, até 13 de novembro, do Campeonato Brasileiro da modalidade. O torneio reunirá as 15 principais equipes do país no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Pensando na competição nacional, o treinador Marcelo Ottoline intensificou os trabalhos individuais e coletivos. Em meios aos treinos, a comissão técnica disputou amistoso contra o Goiás, o que permitiu um diagnóstico mais preciso da equipe.

“Nossa meta é terminar a competição entre as dez melhores equipes do país e permanecer na Série A do próximo ano. Será uma competição extremamente difícil. Fomos sorteados na chave mais difícil, o que também dificulta,  mas buscamos nos preparar da melhor forma e assim ter melhores condições de superar as dificuldades”, ressaltou o comandante.

No futebol de cegos, as equipes contam com cinco titulares. O goleiro é o único com visão total, enquanto os quatro atletas de linha podem ser total ou parcialmente cegos. Tales Resende é o arqueiro do time do DF. Ele coleciona passagens pela Liga Nacional de Futsal (LNF) e vive bons momentos no futebol de cegos em meio às convocações para a Seleção Brasileira.

Artilheiro da equipe nos últimos amistosos, o atacante Jeferson está no futebol de cegos desde 2017, após perder a visão devido à distrofia da retina. Para o homem de frente, a evolução da equipe é nítida. "Aproveitamos muito bem esse período, fizemos vários amistosos e evoluímos bastante desde o regional", analisa.

A primeira competição de caráter nacional no futebol de cegos foi disputada em 1986. Desde 2011, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O Instituto de Cegos da Bahia é o maior vencedor, com sete títulos. A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos é a atual tetracampeã e soma cinco troféus ao todo da Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação