Campeonato Brasileiro

33ª rodada do Brasileirão conta com 'finais' em todas as partes da tabela

Do título à permanência, grande parte das equipes têm compromissos fundamentais para alcançar seus objetivos

Não somente por se avizinhar o fim do Campeonato Brasileiro se faz uma rodada decisiva. Os aspectos emocionais e a situação do momento, aliado aos adversários previstos, dão à 33ª data da liga nacional um aspecto decisivo para as definições a seguir. O Correio apresenta a prévia completa da rodada do Brasileirão, em seus dez jogos neste sábado (22/10), domingo (23/10) e segunda-feira (24/10).

Preocupado com a final da Libertadores, no sábado seguinte (29/10), o Athletico-PR abre a rodada diante do Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid. Consolidado entre os oito primeiros classificados para a principal copa continental em 2023, o Furacão deve começar a poupar elenco para a decisão em Guayaquil. Por sua vez, não resta muito mais ao Massa Bruta senão consolidar sua permanência matemática na Série A, estando a sete pontos da zona de corte.

Interessado em uma vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro, o América-MG recebe um Flamengo em êxtase pelo título da Copa do Brasil. Os cariocas, também interessados na final diante dos paranaenses, podem usar uma unidade alternativa no Estádio Independência, para conservar seus melhores jogadores, enquanto o Coelho deve utilizar força máxima para se manter na parte alta da classificação.

Passada a derrota na final da copa nacional, o Corinthians visita o Santos em duelo com objetivo de garantir posto na principal competição do continente. O Timão está a salvo no momento, mas vai encarar uma Vila Belmiro e um Santos pretendente a se aproveitar do baque do rival para vencer o clássico e aspirar a objetivos maiores na reta final do campeonato.

A seis pontos de sair da zona de rebaixamento, o Avaí tem missão complicada ao ir a São Paulo, no Allianz Parque, para encarar o Palmeiras. Por outro lado, o líder da competição vem se complicando ao não vencer há dois jogos e observar o vice-líder Internacional se aproximar, com distância atual de oito unidades. No primeiro turno, o Leão Catarinense empatou com o alviverde em 2 x 2, em mais um tropeço dos comandados de Abel Ferreira contra um time da parte final da tabela.

Em ascensão e de olho em ir à Libertadores, o Botafogo tem clássico contra o oscilante Fluminense, no Maracanã. A dois pontos do oitavo lugar, o Glorioso tem melhor forma do que o Tricolor, com três pontos a mais em comparação aos últimos cinco compromissos. Recentemente, o Flu perdeu contra os mineiros Atlético e América, rivais diretos pelo objetivo de consolidar-se na copa continental.

Matematicamente, esta rodada pode ter seu primeiro rebaixado à Série B. Trata-se do Juventude, em caso de abertura de diferença maior que 15 pontos (com distância atual em 13 tentos) para o 16º colocado ao fim dos jogos. Os gaúchos recebem o São Paulo, no Estádio Alfredo Jaconi, uma equipe cujo objetivo é se garantir para a próxima edição do principal torneio sul-americano via Campeonato Brasileiro.

O duelo dos desesperados desta vez será em Goiânia, com o Atlético-GO recebendo o Ceará no Estádio Antônio Accioly. O Dragão tem duelo precisamente contra o primeiro time fora do Z-4, com a missão de reduzir a diferença de quatro tentos para um e assim forçar uma breve saída da área de degola.

Com quatro reveses nos últimos cinco jogos, o Coritiba encara o segundo colocado Inter, no Couto Pereira. A quatro pontos da zona de descenso, o Coxa vem em momento pressionado contra um Colorado inspirado e em franca ascensão para manter viva a caça ao ponteiro Palmeiras, em diferença que sofreu gradativas quedas nas duas últimas rodadas.

Fechando a rodada, o Fortaleza, com melhor forma no returno, recebe o Atlético-MG no Castelão. O confronto é direto por uma vaga na Libertadores, considerando a momentânea nona posição do Tricolor, contrastando com o sétimo lugar do Galo. A diferença atual na classificação é de somente três pontos: 44 contra 47, respectivamente.


Confira os jogos da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado — 22/10

16h30

Bragantino x Athletico-PR


19h

América-MG x Flamengo
Santos x Corinthians


21h

Palmeiras x Avaí


Domingo — 23/10

16h

Fluminense x Botafogo
Juventude x São Paulo

18h

Atlético-GO x Ceará
Cuiabá x Goiás
Coritiba x Internacional


Segunda-feira — 24/10

20h

Fortaleza x Atlético-MG

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais