Campeonato Brasileiro

Com Tiquinho em grande fase, Botafogo recebe o Inter pelo Brasileirão

O centroavante tem sido parte importante no time de Luís Castro e tenta subir na tabela para buscar uma vaga na Libertadores. Colorado busca retardar a festa do Palmeiras

O Botafogo se mostra em uma nova realidade após a conversão em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Entre as novas peças que chegaram ao clube para reforçar o desempenho do Alvinegro na temporada 2022, seu principal centroavante foi um achado e tanto, dentro do ajuste do técnico Luís Castro. Tiquinho Soares é um dos principais pilares do Botafogo para a partida deste domingo (16/10), contra o Internacional, às 18h, no Nilton Santos, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mesmo tendo chegado com lesão quando do anúncio de sua contratação, em agosto, o camisa 9 do Fogão se tornou peça fundamental dentro de campo. Em pouco menos de um mês no clube, conseguiu recuperar-se e estreou na vitória por 3 x 1, fora de casa, diante do Fortaleza, um dos melhores times do returno do Brasileirão. Já em seu segundo jogo, marcou seu primeiro gol no novo time, no triunfo frente ao Coritiba, em casa, por 2 x 0.

Desde então, apenas deixou de anotar em uma partida. Em seu saldo total, constam quatro gols em sete confrontos: média de 0,57 gol por jogo, que fez o Glorioso saltar da 14ª para a nona posição. Com Tiquinho em campo, o Bota venceu em cinco oportunidades, empatou sem gols no confronto direto com o América-MG e perdeu somente para o líder Palmeiras por 3 x 1.

Os 76,1% de aproveitamento com o novo atacante alvinegro fazem o time da Estrela Solitária ficar a um “tiquinho” da Libertadores. A batalha pelo G-8, a se formar após as finais das copas, é a nova realidade para uma equipe outrora preocupada pelo risco de voltar à Série B. A dois pontos do Coelho, o Fogão promete manter a chama do duelo acesa até o fim do campeonato.

O diferencial do centroavante está em sua distribuição tática, não sendo apenas um “nove clássico”. A orientação do técnico português Luís Castro permite um jogo fluido com ajuda dos pontas e participação de todo o meio-campo, incluindo os laterais: Tiquinho é parte importante na criação de jogadas desde o princípio. Mesmo sem ter contribuído com nenhuma assistência até o momento, Soares vem há quatro jogos deixando sua marca. Assim tentará fazer contra o Internacional, mais uma vez, voltando a ser fundamental como no triunfo da última rodada, no 1 x 0 frente ao São Paulo.


Temporada para se orgulhar

Os vice-líderes do Campeonato Brasileiro não mantêm uma forma consistente para perseguir o Palmeiras. Ainda sendo um título longe e sonhando, sobretudo pela seca de 43 anos no torneio nacional, o Colorado tem uma temporada pela qual tirar pontos muito positivos em relação à sua remontada dentro de um ano que prometia forte turbulência.

O Inter passou de ser eliminado pelo arquirrival Grêmio na semifinal do Campeonato Gaúcho, em um ano que este vive a Série B, e cair na primeira fase da Copa do Brasil para o Globo, do Rio Grande do Norte, a passar por dias melhores e consistentes no Brasileirão. A mudança de técnico, do uruguaio Alexander Medina para Mano Menezes, e a introdução de jogadores como Pedro Henrique e Alemão deram à equipe do Beira-Rio uma cara diferente e uma posição segura para jogar a Libertadores em 2023.

No primeiro turno, em Porto Alegre, o Botafogo (ainda sem Tiquinho) chegou a estar com um jogador a menos e perdendo por 2 x 0 no primeiro tempo. Em uma segunda etapa de puro suor e recuperação, o Glorioso remonta para 3 x 2 em um dos jogos mais emocionantes da competição. Aquele foi um dos primeiros testes na atual passagem do comandante colorado, em fase de transição para uma guinada surpreendente no campeonato nacional.


Prováveis escalações:

Botafogo

Gatito Fernández; Rafael, Adryelson, Philipe Sampaio e Yuri Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo; Jefinho, Tiquinho Soares e Júnior Santos.

Técnico: Luís Castro


Internacional

Keiller; Bustos, Rodrigo Moledo, Vitão e Renê; Johnny, Carlos de Pena e Alan Patrick; Pedro Henrique, Alemão e Maurício.

Técnico: Mano Menezes


Horário: 18h

Arbitragem: Bráulio da Silva Machado

Transmissão: Premiere

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais