Uma nova temporada para celebrar a história e prospectar o futuro do esporte no país. Com essa premissa, o Novo Basquete Brasil (NBB) começa, neste sábado (15/10), a 15ª edição da competição. Com times de todo o país envolvidos na disputa, entre eles dois clubes candangos, o torneio manteve o regulamento dos últimos anos e fez uma reformulação visual para homenagear um dos maiores nomes da história da modalidade: o ala Alex Garcia.
Entre camisas pesadas e clubes sociais consolidados na modalidade, o NBB 22/23 terá em quadra 17 times. Minas, Bauru Basket, Brasília, Caxias do Sul Basquete, Cerrado, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Franca, União Corinthians, São José Basketball, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro Basquete, São Paulo e Unifacisa são os postulantes ao título. Às 18h15, Flamengo e Minas abrem o nacional com transmissão do SporTV e da ESPN.
Neste ano, o NBB dedicou um lugar nobre para um dos seus maiores ídolos. Presente em todas as edições e tetracampeão, três com a camisa do Brasília, Alex Garcia virou a silhueta da logo executando o movimento do seu tradicional gancho. "É conhecido, né? A mudança é legal, faz parte, o novo faz muito bem. Gostei bastante da logo e espero que possa dar muita sorte para o nosso campeonato", disse o atleta do Bauru Basket.
Com o Franca Basquete defendendo o posto de campeão nacional, o modelo de disputa do NBB está mantido: na fase regular, os times se enfrentam em dois turnos lutando por 12 vagas nos playoffs. Os quatro primeiros garantem vaga automática nas quartas de final, enquanto os clubes do quinto ao 12º lugar disputarão as oitavas de final. Ao fim do primeiro turno, em 6 de janeiro, os oito mais bem colocados se classificam para a Copa Super 8, vencida pelo Minas na última edição.
Nos 15 anos da principal competição de basquete do Brasil, a meta é consolidar ainda mais a marca pelas quadras de basquete de todo o país. "A gente fica muito feliz por esse momento emblemático. Você fazer 15 anos de uma iniciativa tão pioneira no Brasil, dá muito orgulho. Estamos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Ceará, na Paraíba… Enfim, é uma competição consolidada em nosso país", afirmou Delano Franco, presidente da LNB.
Saiba Mais
Conheça os times participantes do torneio nacional
Brasília Basquete
Dono da lanterna do NBB nas duas últimas edições, Brasília está de elenco renovado. Ricardo Fischer, Arthur Belchor e Gustavo Basílio foram os únicos remanescentes. Gemadinha, eleito o atleta de maior evolução na última temporada, Lessa, Douglas Santos, Paulo Scheuer, Gui Bento e Leal são algumas das novas figurinhas da equipe para a temporada 2022/23.
"É um elenco muito bom de trabalho. Conversamos olho a olho com cada um deles. Nosso estilo de jogo é de muita intensidade e coletividade. Quem ganha não são os melhores jogadores, e sim, o melhor time. E é isso que estamos buscando no dia a dia. O destaque sempre vai ser o coletivo. Montamos o time com foco na coletividade. Cada jogador tem sua responsabilidade em quadra, mas quem ganha e quem perde é sempre o BRB Brasília", comenta o novo técnico Dedé Barbosa.
Estreia: segunda-feira (17/10), às 19h, contra o Unifacisa
Cerrado Basquete
Criado em 2016, o Cerrado é o time mais novo da liga, mas quase chegou nos playoffs na temporada passada. Para conseguir o feito em 2022/2023, o time verde aposta em Ruan Miranda, jovem prodígio do time. Em 2022, ele conquistou o prêmio de MVP da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). O atleta somou 18,1 pontos, 11,9 rebotes, 55% de aproveitamento nos chutes e quase duas enterradas por partida. Além dele, o time conta com os gringos Keyron, Rshaun e Anthony Harris.
Para Dimitri Rodrigues, presidente da equipe, o jovem atleta é uma das esperanças de bom desempenho na competição nacional. "Devemos ressaltar o Ruan e o crescimento que ele teve na carreira em 1 ano de Cerrado. A expectativa dele subir para um outro patamar e que em breve possa estar vestindo a camisa da seleção brasileira principal", afirma.
Estreia: sábado (15/10), às 19h, contra o Unifacisa
Minas
O Minas nunca ganhou o NBB, mas desponta como um dos favoritos dessa edição. A equipe mineira tem o Flamengo, rival da estreia, como pedra no sapato há tempos. Pelo lado positivo, na temporada passada foi campeão da Copa Super 8 com ajuda do Gui Santos, que hoje está na G-League do Golden State Warrior na NBA. Leo Costa segue como técnico da equipe mineira. Um dos destaques em quadra é o armador Alexey.
Estreia: sábado (15/10), às 18h15, contra o Flamengo
Bauru
O Bauru é um time que está presente em todas as edições dos playoffs, sem exceção. Na última temporada, caiu nas quartas para o São Paulo. O último título veio na temporada 2016/17. Para este ano, o time do técnico Jorge Guerra perdeu uma peça fundamental: o ala-pivô Gabriel Jaú foi para o Flamengo. Quem entrou no lugar dele foi o ala Danilo Fuzaro. Com exceção desta baixa, o time permanece o mesmo.
Estreia: quinta-feira (20/10), às 21h, contra o Minas
Caxias do Sul
A equipe de Caxias do Sul parou nas oitavas da última edição. Na pré-temporada deste ano, venceu o Campeonato Sul-Brasileiro. Um dos destaques do time é o armador Deryk Ramos, campeão do NBB por Paulistano e Flamengo. Para ir bem na competição nacional, o time gaúcho aposta em uma boa largada nas primeiras rodadas para se consolidar no topo da classificação.
Estreia: sexta-feira (21/10), às 20h, contra o União Corinthians
Corinthians
O Corinthians chega com nova perspectiva para o NBB 2022/23. O time paulista foi eliminado para o Pinheiros nas oitavas de final da última edição. Neste ano, o clube conta com o ala-pivô Mãozinha e o armador Gabi Campos, destaques na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). O técnico Léo Figueiró também conta com a experiência do ala-armador Cauê Borges, de 31 anos. A ideia é juntar expertise e juventude para surpreender.
Estreia: sábado (15/10), às 19h, contra o São José
Flamengo
Multicampeão do NBB e sempre favorito, o Flamengo foi para o mercado argentino fortalecer o time. O rubro-negro controu Penka Aguirre, armador que tem no currículo seis títulos da Liga Argentina, sendo duas vezes eleito MVP. Outro hermano que também chegou foi Jose Vildoza, armador da seleção do seu país e com taças no currículo pelo San Lorenzo. Ele estava no basquete croata. Entrentanto, o armador Yago deixou o clube e foi para a Alemanha.
Estreia: sábado (15/10), às 18h15, contra o Minas
Franca
Atuais campeões, o Franca tem o técnico Helinho e um time intacto até uma semana antes do campeonato. Dispensado da NBA, Didi Louzada e se apresentou na franquia. Outra notoriedade na equipe é o trio maravilha, presentes na Seleção Brasileira: Geoginho, Lucas Dias e Lucas Mariano. Revelações da LDB também vão estar em peso na equipe paulista: Nathan, dono 135 pontos em duas temporadas, Zu e Reynan (participará do draft da NBA ano que vem).
Estreia: terça-feira (18/10), às 20h, contra o Paulistano
Fortaleza Basquete Cearense
Presente na elite do basquete desde a fundação, em 2012, o Fortaleza Basquete Cearense quer ir mais longe do que a 14ª colocação da temporada 2021/2022. Para isso, o Carcalion aposta na renovação do armador Davi Rossetto, ídolo da torcida do clube. Matheusinho é outro nome para ficar de olho ao longo da competição.
Estreia: segunda-feira (17/10), às 20h, contra o Cerrado
União Corinthians
O União Corinthians fará a segunda participação seguida no Novo Basquete Brasil (NBB). Na última edição, o time foi eliminado nas oitavas pelo Pinheiros, após ficar 19 anos fora da elite nacional. O time paranaense trouxe o ala-armador Mike'l Simms. O norte-americano foi o líder em pontuação e bolas de três na temporada passada. Guilherme Teichmann é outra esperança. Aos 39 anos, ele será uma das referências do time comandado por Athos Calderaro.
Estreia: sexta-feira (21/10), às 20h, contra o Caxias do Sul
Paulistano
O treinador Demétrius Ferracciú é conhecido pela sua seriedade e foco e estará no comando do Paulistano no NBB. Ele contará com a recuperação de lesão do ala-armador Kevin Crescenzi e o armador Adyel, 20 anos, que garante ser um dos destaques da equipe.
Estreia: Sábado (15/10), às 19h, contra o Rio Claro
Pato Basquete
O Pato Basquete fez uma boa campanha no último NBB ao chegar nas oitavas de final do torneio nacional. Para se manter forte na briga pelos playoffs em 2022/2023, o time paranaense passou por algumas transformações. Entre as chegadas, os destaques são Romario Martinez, presença comum nas convocações da seleção colombiana, o venezuelano José Materan e is jovens Matheus Bonfim, Jonatan e Gabriel Novaes.
Estreia: segunda-feira (17/10), às 20h, contra o São José
Pinheiros
Pinheiro vem pintando o basquete de azul há algum tempo. Campeão da LDB, o time pretende vencer a eite nacional e trará algumas de suas pérolas para isso. Yan é uma deles. Ele foi MVP da Final com 19 pontos, seis rebotes e 17 de eficiência. Além dele, o armador Felipe Ruivo também deve pode ser uma grata surpresa em quadra ao logo da temporada.
Estreia: terça-feira (18/10), às 19h, contra o Minas
Rio Claro
O principal reforço para o NBB é a chegada dos pivôs Kenny Dawkins e João Pedro. O contrato firmado com o americano pegou de surpresa os fãs do Cerrado Basquete, que esperavam ter o atleta por mais uma temporada.
Estreia: sábado (15/10), às 19h, contra o Paulistano
São José
De volta ao torneio depois de um longo tempo por questões financeiras, o São José busca conhecer novamente o cenário nacional. O time reativou a equipe adulta em 2021 para a disputa do Brasileiro de Clubes. Dessa forma, Serjão, ex-Cerrado, veio para o time para somar.
Programe-se: Sábado (15/10), às 19h, contra o Corinthians
São Paulo
A temporada passada foi especial para o São Paulo, com o título paulista e da Champions League das Américas. O Tricolor até conseguiu chegar nas semifinais, mas derrotado pelo Franca. Nessa campanha, o time paulista entra forte em busca da conquista inédita do NBB. A equipe conta com Marquinhos, Bennett, Coelho e os gringos Shamell e Tyrone.
Programe-se: Segunda-feira (17/10), às 20h45, contra o Rio Claro
Unifacisa
Adversário de estreia dois times candangos no NBB, a Unifacisa quer assumir um papel de protagonista na competição nacional. Neste ano, os grandes destaques são André Góes e Gerson. Criado em 2012, o time tem seis títulos paraibanos, dois títulos nordestinos e uma liga paraibana.
Programe-se: Sábado (15), às 19h, contra o Cerrado