A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (13/10) o vídeo com a checagem completa do árbitro de vídeo em relação ao lance polêmico no empate sem gols entre Corinthians e Flamengo, pela partida de ida da final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (12/10). A pouca variedade de câmeras teria complicado uma análise clara e precisa dos colegiados sobre a jogada.
Após cruzamento na área flamenguista, Yuri Alberto e Léo Pereira disputaram bola a meia altura, aos 36 minutos do segundo tempo. Um toque involuntário na mão do zagueiro rubro-negro levou às reclamações de toda parte corintiana na Neo Química Arena e às prontas dúvidas do árbitro de campo, Bráulio da Silva Machado. De imediato, o juiz principal afirma ter visto o desvio, sem ver intenção penal do defensor.
Solicitada a checagem de imediato ao árbitro de vídeo, Rodrigo D’Alonso Ferreira, e a sua equipe, toda a análise é feita em aproximadamente um minuto, tempo relativamente rápido ao que se vê no futebol brasileiro. A polêmica, porém, está em uma variedade indisponível para a investigação nos vídeos.
Em primeiro momento, é dito na cabine sobre um desvio no abdômen do zagueiro. Após afirmação com certeza, a indecisão do auxiliar se fez ao solicitar outro ângulo de câmera sem ser atendido. “Parece que pega na barriga dele. Quero ver outra (imagem), essa está chicoteando”, disse Ferreira sobre a dificuldade na conclusão desde esta perspectiva.
Com ângulo oposto, mostrando as costas de Léo Pereira, o assistente afirma não conseguir ver um contato direto no braço, sem assim recomendar que Bráulio fosse à beira do campo para conferir um pênalti para o Corinthians. “Tem alguma outra (câmera)?”, pergunta novamente Rodrigo, sem receber resposta.
A conclusão na cabine apontou ação de disputa entre os jogadores na área, com desvio anterior ao contato penal. Com a finalização da checagem, o árbitro em campo deu sequência ao jogo, sem conferir as imagens na tela.
A arbitragem para o jogo de volta, desta vez no Maracanã, está por ser confirmada pela CBF. Na partida da próxima quarta-feira (19/10), às 21h45, o apito será soado por Wilton Pereira Sampaio, representante brasileiro na Copa do Mundo Qatar-2022, a exemplo de Raphael Claus.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais