FUTEBOL NACIONAL

Semana da 35ª rodada da Série B do Brasileirão conta com duelos decisivos

Em praticamente todos os confrontos têm contextos para observar na luta final pelo acesso à Série A e contra o rebaixamento à Série C

Faltam quatro rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e os jogos desta semana podem definir aspectos diversos nas partes alta e baixa da tabela de classificação, a fim de definir acessos à elite e os descensos à terceira categoria do futebol nacional. Com a competição esquentando, o Correio traz um resumo completo dos dez jogos marcados entre a terça-feira (11/10) e o domingo (16/10).

Líder e campeão antecipado, o Cruzeiro já garantiu um dos lugares na Série A da temporada 2023. Outras três vagas estão em aberto com times de camisa pesada como Grêmio, Bahia, Vasco e Sport brigando para ver quem vai para a elite. Mesmo com o campeonato caminhando para o final, nenhum clube ainda foi rebaixado. Com 12 pontos em jogo, porém, as disputados podem ficar bastante encaminhadas nos próximos dias.

Guarani x CRB — terça-feira (11/10), às 19h

No Brinco de Ouro da Princesa, o Bugre pode praticamente selar sua permanência na Segundona, após ter frequentado a zona de rebaixamento por um bom tempo na competição. A distância para o 17º lugar é de cinco pontos e os objetivos mais difíceis do rival podem ajudar no triunfo dentro de casa. O Galo se encontra na 10ª posição, com 46 pontos, com nove de distância para o G-4. Mesmo com uma reta final perfeita, uma combinação de resultados faz pouco provável o acesso do time alagoano

Sampaio Corrêa x Chapecoense — terça-feira (11/10), às 21h30

Esta é uma luta de extremos nas diversas tabelas. O tricolor maranhense observa a briga pelo acesso sendo um dos melhores mandantes, enquanto o alviverde catarinense tenta escapar do descenso com um dos melhores aproveitamentos longe da Arena Condá. O duelo no Castelão de São Luís será um verdadeiro tira-teima para os objetivos de ambos no campeonato.

Operário-PR x Brusque — quinta-feira (13/10), às 21h30

O jogo solitário após o feriado de quarta-feira (12/10) reserva um duelo dos desesperados no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná. Ambas equipes estão com pontuação distante de sair do Z-4: o Fantasma é 18º colocado, com quatro pontos para o 16º, e o Quadricolor está no 19º lugar, seis tentos de espaço para o escape da degola.

CSA x Londrina — sexta-feira (14/10), às 19h

Para quem viu a vaga na Série A tão de perto, o Tubarão sente saudades de ter sido mais competitivo nesta edição da Segundona. Não bastasse a agora grande distância para o Vasco, de oito pontos, o rival seguinte é o primeiro time na zona de rebaixamento, jogando com sua torcida no próximo duelo. O Azulão vai contar com a força do Estádio Rei Pelé para somar triplamente e assim pressionar o Novorizontino em seu respectivo jogo.

Vila Nova x Cruzeiro — sexta-feira (14/10), às 20h30

Arma do Tigre em mais de uma oportunidade nesta Série B, o Estádio Serra Dourada será palco para a tentativa de alcançar mais um objetivo na competição. A vitória garante a permanência definitiva da equipe goiana, em partida contra a Raposa, já promovida e campeã do campeonato.

Novorizontino x Náutico — sexta-feira (14/10), às 21h30

Esta partida traz uma narrativa cruel na briga contra a queda para a terceira divisão. O aurinegro é a primeira equipe fora da área da degola e enfrenta o lanterna. Com uma vitória no Estádio Jorge Ismael de Biasi, os paulistas praticamente rebaixam o Timbu, em conta que fecha com um simples empate da Chapecoense, sendo impossível alcançar a permanência nos três jogos finais.

Tombense x Ponte Preta — sábado (15/10), às 16h30

Ambas equipes não têm mais chances de acesso e garantem a permanência matemática em caso de vitória, com pouco risco de queda. As campanhas se assemelham tanto, em termos de classificação, a tal ponto de se seguirem, na 12ª e 11ª posições, respectivamente. O jogo acontecerá no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé.

Criciúma x Ituano — sábado (15/10), às 19h

Outrora estas equipes não eram cotadas para ascender, mas atualmente observam a briga pela última vaga no G-4, entre quatro e seis pontos de distância. Uma vitória no Heriberto Hülse coloca qualquer um dos times em plenas condições de duelar até o fim pelo acesso, uma vez que ambas ainda jogam contra o Vasco, na série de confrontos diretos nesta reta final de Série B.

Sport x Vasco — domingo (16/10), às 16h

Esta é mais uma decisão direta envolvendo o Cruzmaltino e seu aguardado acesso. Com três pontos atrás e jogando em uma Ilha do Retiro lotada, o Leão precisaria de uma histórica goleada por cinco gols de diferença para tirar os cariocas do quarto lugar. Ainda assim, pressionar a parte acima na tabela pode fazer a diferença a favor no que restar do campeonato.

Grêmio x Bahia — domingo (16/10), às 16h

Sob pressão estará o derrotado no duelo de tricolores na Arena do Grêmio, e o vencedor estará celebrando um passo importantíssimo em seu retorno à elite do futebol brasileiro. As equipes estão juntas e duelando há um bom tempo pela vice-liderança: o Tricolor dos Pampas é o dono provisório da posição, com 57 pontos, seguido pelo próprio Tricolor de Aço, com uma unidade a menos.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Saiba Mais