Com a briga pelo título menos atrativa após o Palmeiras abrir 12 pontos de diferença para o Internacional, a Série A do Campeonato Brasileiro inicia uma nova rodada, neste sábado (8/10), com Flamengo e Corinthians em campo. Na 31ª etapa, as partes altas da tabela, sobretudo a luta para ocupar as quatro vagas diretas na Libertadores de 2023, são pautas dos confrontos marcados no calendário.
A sempre calorosa Cuiabá terá a partida do time da cidade contra o Flamengo, na Arena Pantanal, a partir das 19h. O Dourado luta para deixar a zona de rebaixamento, da qual é o primeiro time dentro da partição final da tabela, com 30 pontos. Na última oportunidade em campo, a equipe perdeu como visitante para o Bragantino por 2 x 1.
Com finais da Copa do Brasil e da Libertadores pela frente, o Fla tenta reencontrar o caminho das vitórias para se firmar na parte alta da tabela. O time de Dorival Júnior venceu apenas um dos últimos cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro e ocupa a quinta posição, com 49 pontos. Fora do Rio de Janeiro, o Mengo não ganha há exatamente dois meses, quando bateu o São Paulo, no Morumbi, por 2 x 0. No meio do caminho, a vitória contra o Botafogo, por 1 x 0, no Nilton Santos, foi a última como visitante na competição nacional.
Em confronto direto pelos postos para a Libertadores, Corinthians e Athletico-PR jogam a partir das 21h, na Neo Química Arena. Melhor mandante da competição, o Timão volta a contar com o fator casa para somar mais três pontos. Na última partida, os comandados de Vítor Pereira saíram em vantagem por duas vezes e em ambas cedeu o empate para o Juventude, em Caxias do Sul. O alvinegro é o quarto colocado na tabela, com 51 pontos.
O Furacão observa as vagas diretas para a copa continental, da qual é finalista contra o Flamengo, em 29 de outubro, na cidade equatoriana de Guayaquil. Garantir a passagem para mais uma edição da Libertadores via Brasileirão é importante para a equipe de Luiz Felipe Scolari, mesmo com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos e com uma sequência de quatro partidas sem triunfar longe de Curitiba.
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz
Saiba Mais