A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou nesta quinta-feira (6/10) uma nova parcial do ranking de seleções após a última data de amistosos e jogos oficiais antecedentes à Copa do Mundo Qatar-2022. No encalço da Amarelinha estão Bélgica, Argentina, França e Inglaterra, nesta ordem.
Houve apenas uma alteração nas posições da tabela mundial. A atual campeã da Eurocopa, Itália, mesmo fora da Copa do Mundo, ultrapassou a Espanha, classificada ao Final Four (quadrangular) da Liga das Nações. A Azzurra agora ocupa o sexto lugar. Fechando o top 10 estão as seleções da Holanda, de Portugal e da Dinamarca.
Um dado curioso é o fato da Seleção Brasileira liderar o ranking prévio ao Mundial desde o pentacampeonato, em 2002. Nas Copas realizadas na Alemanha-2006 e na África do Sul-2010 o combinado nacional falhou na missão do hexa, em uma conta de duas décadas exatas em 2022 sem conquistar o principal título do futebol mundial. A escrita segue uma suposta maldição de que o atual campeão do mundo, bem como o líder do ranking no começo da competição, neste século, não consegue o título.
* Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz