Copa do Mundo

Ucrânia é oficializada na chapa europeia para sediar a Copa do Mundo de 2030

Surpresa antecipada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky é confirmada nesta quarta-feira (5/10)

A sede da Federação Europeia de Futebol (Uefa) recebeu um momento histórico nesta quarta-feira (5/10), ao oficializar a recepção da Ucrânia como um dos países-sede da Copa do Mundo de 2030, junto de Espanha e Portugal. Os presidentes das três instituições nacionais organizaram o anúncio na sede da entidade continental, na cidade suíça de Nyon. 

Junto dos representantes espanhol, Luis Rubiales, e português, Fernando Gomes, o representante do futebol ucraniano, Nikolay Pavlov, confirmou o apoio da entidade continental à tríade, mesmo com o terceiro destes países estar passando por uma guerra contra a Rússia. O conflito dura desde o último mês de fevereiro.

A chapa ibérica, em si, já estava anunciada desde o mês de julho de 2021. O anúncio por parte da Federação Internacional de Futebol (Fifa) acontecerá no ano de 2024. Além da proposta europeia, outras duas candidaturas múltiplas estão sob evidência: o trio Egito, Grécia e Arábia Saudita, além do chamado “cone sul-americano”, composto por Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Chile.

A principal questão até a decisão final deve estar no conflito pelo qual o país do leste europeu passa. Já há mais de nove meses, Ucrânia e Rússia estão em guerra pela narrativa de populações russas supostamente oprimidas nas regiões de Donetsk e Lugansk, anexadas pelo governo de Moscou nesta semana.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Saiba Mais