Nova vitória de Max Verstappen dá à Red Bull o título de campeã do mundial de construtores com quatro etapas de antecedência. O triunfo veio na tarde deste domingo (23/10), no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, pelo Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1.
Logo na primeira curva, o pole position Carlos Sainz foi tocado agressivamente por George Russell (punido em cinco segundos) e caiu para o fim do grid, abandonando a prova, com Max Verstappen saltando na ponta e obtendo boa vantagem já na largada. Como destaque, a Aston Martin colocou Lance Stroll em terceiro e Sebastian Vettel em quinto lugar.
As Mercedes de Lewis Hamilton e Russell tomaram a segunda e terceira posições, respectivamente, em cinco voltas. Na luta pelo vice-campeonato, Charles Leclerc teve dificuldade para escalar o pelotão, tendo largado desde a 12ª posição. Sergio Pérez saiu do nono posto e não tardou em chegar à segunda fila, atrás dos pilotos ingleses, mesmo com o bico de seu carro parcialmente quebrado por falha na peça.
Entre os líderes, Hamilton decide parar no fim do 12º giro, com pouco mais de um quarto de corrida cumprido. A alteração de compostos médios para duros indicava, pela duração da prova, a necessidade de realizar dois pitstops. Verstappen repete a parada em seguida, assim como Russell, que utiliza a oportunidade para pagar a penalidade. Pérez seguiu com o bico prejudicado ao voltar dos boxes na volta posterior, incitando o rival direto, Leclerc, a realizar sua mudança de pneus.
Na 18ª volta, Valtteri Bottas perdeu a tração dos pneus na penúltima curva, foi à caixa de brita e abandonou a corrida, obrigando o safety car a vir à pista. Com isso, os pilotos com pitstops pendentes foram aos boxes, incluindo o vice-líder Leclerc (retornando no quarto lugar) e o quarto colocado (depois sexto) Sebastian Vettel. Com isto, havia a possibilidade de parada única.
Com a relargada, na altura do giro de número 22, os pilotos se mostraram conservadores, à exceção de Fernando Alonso e Lance Stroll: em luta pelo sétimo lugar, ambos colidiram na reta oposta e o canandense foi eliminado da disputa. De herança, ficou um grande número de detritos, com o carro de segurança novamente convocado.
A bandeira verde tremulou novamente após quatro voltas. Desta vez, nenhum incidente ocorreu, com a ordem do grid se mantendo da mesma forma a 30 giros do fim da corrida. Reclamando da discrepância na potência em trechos de reta, em comparação à Red Bull, Leclerc não conseguia aproximar e atacar Pérez pela terceira posição. Em seguida, uma tentativa exagerada do ferrarista fez seu carro sair da pista na ultrapassagem, com o monegasco devolvendo o posto imediatamente.
Na 30ª volta, a passagem foi consolidada na mesma reta oposta, com frenagem no limite da curva, em mergulho ofensivo na parte interna. No jogo de estratégias, Verstappen reclamava constantemente dos acertos de motor de seu carro e na aerodinâmica em reação ao vento no traçado texano. Com 35 giros, o vice-líder Hamilton renovou os pneus duros mesmo a menos de dois segundos do holandês, em ritmo constante aproximação.
Em seguida, o campeão mundial teve problema no pitstop e demorou para regressar à pista, sendo superado dentro dos boxes pelo surpreendente Leclerc, que retornou a parar. Renovadas as paradas de Russell e Pérez, nesta ordem, Sebastian Vettel tomou a ponta, mostrando sua grande prova. Seu resultado poderia ser melhor, não fosse uma trapalhada da Aston Martin na segunda parada, devolvendo-o à pista no 13º lugar.
O 39º giro reservou a briga aguardada pelo campeonato, com Verstappen passando o único ferrarista em pista na reta oposta após falhar na primeira curva. A caçada era pelo vice-líder Hamilton, que estava por assumir a prova em breve, concretizando a posse na abertura da 41ª volta. A aproximação era gradual, porém lenta.
A batalha se aproximava faltando menos de dez voltas para o fim da corrida, com a diferença abaixo de um segundo. No 50º giro veio o ataque na reta oposta, em briga digna de recordar a temporada anterior, memorável pela disputa ponto a ponto até o final da competição. Mantendo a distância de um segundo, o inglês não conseguia se aproximar para o contra-ataque.
Verstappen consolidou vantagem superior a dois segundos nas voltas finais e venceu pela 13ª vez em 2022. O índice representa um empate em recorde de triunfos em uma temporada, junto de Michael Schumacher, em 2002, e Sebastian Vettel, em 2013. Além do número pessoal, o holandês deu à Red Bull o título mundial de construtores, matematicamente inalcançável para os concorrentes. A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, com o Grande Prêmio do México, na capital asteca, no Circuito Hermanos Rodríguez;
Confira o resultado final do Grande Prêmio dos Estados Unidos:
1 - Max Verstappen (Red Bull)
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) + 5.023
3 - Charles Leclerc (Ferrari) + 7.501
4 - Sergio Pérez (Red Bull) + 8.293
5 - George Russell (Mercedes) + 44.815
6 - Lando Norris (McLaren) + 53.785
7 - Fernando Alonso (Alpine) + 55.078
8 - Sebastian Vettel (Aston Martin) + 1:05.354
9 - Kevin Magnussen (Haas) + 1:05.834
10 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) + 1:10.919
11 - Esteban Ocon (Alpine) + 1:12.875
12 - Alexander Albon (Williams) + 1:15.057
13 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) + 1:16.864
14 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) + 1:21.763
15 - Mick Schumacher (Haas) + 1:24.490
16 - Daniel Ricciardo (McLaren) + 1:30.487
17 - Nicholas Latifi (Williams) + 1:43.588
(Carlos Sainz, Valtteri Bottas e Lance Stroll não completaram a prova)
* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
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