Série B

Fim de semana de Série B tem duelos decisivos pelo acesso

Tricolores do G-4 podem garantir promoção matemática à Série A e outros competidores abaixo da primeira parte da classificação podem deixar escapar o sonho de subir

Paulo Martins*
postado em 22/10/2022 06:00
Saga de dois anos seguidos na Série B vive contagem regressiva ansiosa para a torcida cruzmaltina -  (crédito: Daniel Ramalho/Vasco)
Saga de dois anos seguidos na Série B vive contagem regressiva ansiosa para a torcida cruzmaltina - (crédito: Daniel Ramalho/Vasco)

A parte final da Série B do Campeonato Brasileiro pode seguir com mais emoções neste fim de semana, com o complemento da 36ª rodada da competição. Para testar os corações dos torcedores que disputam as vagas para o tão sonhado acesso, quatro dos cinco jogos envolvendo equipes com possibilidade de acesso serão jogados no mesmo horário, neste sábado (22/10), à exceção da reedição da Batalha dos Aflitos, entre Náutico e Grêmio, marcado para o domingo (23/10).

Mais uma vez, o Vasco lidará com a enorme pressão de decidir um duelo direto para consolidar um acesso sufocado. Em São Januário, onde o Cruzmaltino ainda não perdeu, o time do treinador Jorginho, quarto colocado, recebe o Criciúma, sétimo colocado, a quatro unidades de diferença. A interminável saga vascaína segue, com um desfecho sem fim aos olhos do torcedor apreensivo.

Principal seguidor dos cariocas, o Sport, a três pontos, vai ao interior do estado do Paraná enfrentar o Londrina, no Estádio do Café. O Tubarão, outrora postulante ao acesso, hoje ostenta a nona posição, com as mais remotas possibilidades de subir para a Série A. O Leão também não deve ter facilidades para ingressar no G-4, fazendo-o nesta rodada em um cenário praticamente impossível: deve vencer, e em caso de queda do Vasco deve tirar uma diferença de saldo de oito gols.

Um potencial promovido já neste sábado (22/10) tende a ser o Bahia. O Tricolor de Aço joga em Salvador diante do Vila Nova, matematicamente salvo do descenso à Série C. O resultado pode ser consolidado com derrota do Sport e vitória em seu mando, para abrir uma distância superior aos seis pontos em relação ao quinto colocado, diferença que atualmente é de quatro tentos.

O confronto direto entre Ituano e Sampaio Corrêa, no Estádio Novelli Júnior, tem caráter de última chamada para brigar pelo acesso nas duas rodadas finais. Os maranhenses, com 52 pontos e o sexto lugar, se firmam melhor em casa, situação inversa aos paulistas, mais incisivos como visitantes, donos do oitavo lugar, com 51 pontos.

A partida isolada do domingo (23/10) teria maiores contextos de emoção para relembrar o dramático acesso gremista em 2005, não fosse a queda do Timbu para a Série C, na qual os pernambucanos ostentam a lanterna. Coincidência ou não, a equipe do técnico Renato Portaluppi tende a conseguir a promoção no mesmo estádio onde ascendeu há 17 anos atrás.


Confira os jogos da sequência desta 36ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado — 22/10

16h30

Londrina x Sport Recife
Vasco da Gama x Criciúma
Bahia x Vila Nova
Ituano x Sampaio Corrêa


Domingo — 23/10

16h

Náutico x Grêmio

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação