Sob a ideia de pouco entrosamento defensivo, o Brasília Basquete perdeu sua estreia no Novo Basquete Brasil, ao cair na noite desta segunda-feira (17/10), por 84 x 71, para a Unifacisa, em Campina Grande, Paraíba.
Com um índice interessante para uma estreia no ataque, o sistema não foi tão eficaz sem a bola. Tal lógica poderia funcionar para ideias de placar em um ajuste mais bem combinado, mas falhando na partida inicial da equipe da capital.
1° Quarto: queda durante o período
Nos primeiros minutos, a equipe local jogou melhor em transição, se aproveitando dos erros de passe do Brasília. Desde o perímetro, Gemadinha e Fischer se destacaram garantindo alguns pontos. Defensivamente, a marcação na linha de três começou a falhar, com a Unifacisa abrindo nove tentos. A pressão e o ajuste defensivo e ofensivo falharam na parte final do período, justificando tal vantagem.
2° Quarto: recuperação tardia
A liberdade para o chute seguia no ataque dos locais. A ineficácia e a falta de assertividade na mão deram mais brecha para a Unifacisa, que abriu 11 pontos de vantagem, chegando rapidamente à casa dos 30 tentos. O garrafão era pouco guarnecido e pontos vinham em variedade à medida em que havia oportunidade para arremesso, via de regra livre. Bastou Arthur entrar de vez no jogo para dar ritmo ao time do DF, reduzindo a desvantagem para seis unidades. Antônio foi o destaque paraibano com 15 pontos, correspondido do lado adversário pelos 11 de Gemadinha, no primeiro tempo.
3° Quarto: ritmos diferentes
O quarto começou com muitos pontos de parte a parte. A distância se mantinha entre seis e nove pontos, alternando-se entre as posses. Mesmo com maior pontuação, as configurações defensivas também evoluíram. Por consequência, o jogo ficava mais truncado. O garrafão, porém, seguiu desguarnecido na parte final do período, permitindo pontos de rebote da Unifacisa, abrindo 10 de vantagem.
4° Quarto: diferenças da estreia
O ritmo do quarto anterior seguiu, mas com os locais dando maior rotação efetiva. Por tal motivo, a vantagem superou a casa de dezena durante todo o período. A diferença subiu a 15 tentos na parte final. A facilidade em pontuar deu tranquilidade para consolidar a partida em 84 x 71.
A derrota inicial mostrou alguns erros, sobretudo no sistema defensivo, que colocaram o Brasília com uma derrota no começo do NBB. O compromisso seguinte da equipe celeste é contra o Fortaleza, nesta quarta-feira (19/10), às 20h, fechando o giro pela Região Nordeste.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.