Uma espera intensa pelas várias mudanças feitas na intertemporada chega ao fim. Nesta segunda-feira (17/10), o Brasília Basquete enfrenta a Unifacisa, em sua arena homônima, na cidade paraibana de Campina Grande, às 19h30. A partida inicial da temporada 2022/2023 do Novo Basquete Brasil (NBB), para os candangos, marca a estreia oficial do pacote de reforços e do novo técnico.
Apesar dos reveses nos amistosos contra Flamengo e Minas, este em rodada dupla, a impressão prévia é de evolução sob o comando de Dedé Barbosa, substituto de Régis Marrelli como treinador da equipe celeste, sobretudo pela proximidade no placar em meio a um conjunto ainda não tão entrosado.
Para esta edição do NBB, os brasilienses contrataram os armadores Gemadinha e Gui Lessa, os alas Gui Bento, Douglas Santos e Paulo Scheuer e o pivô Leal, além de renovar com nomes vigentes no elenco como Ricardo Fischer, Arthur e Gustavo Basílio. A página virada no Brasília Basquete conta, inclusive, com uma liderança antiga e conhecida para o torcedor em sua gerência, com o ex-armador Fúlvio fazendo parte do comando fora das quadras.
A expectativa é alta para mais um começo de temporada, como geralmente têm iniciado o calendário anual desde o retorno do time à elite do basquete nacional. Provavelmente os movimentos são esperados para que finalmente haja êxito após os fracassos das edições anteriores do NBB. Para esta noite, Dedé Barbosa pode formar inicialmente uma unidade com Gemadinha, Fischer, Arthur, Douglas Santos e Leal.
Adversário competitivo
O rival de hoje foi outra equipe que se reforçou de forma interessante para esta temporada. Além de contar com a experiência de César Guidetti na prancheta e do ala André Góes em quadra, as principais novidades vêm originalmente do solo argentino. Facundo Corvalán, campeão do Super 8 com o Minas e dono de 19 pontos e cinco rebotes no último jogo, e Sebastián Vega, vindo do Gimnasia de Comodoro Rivadavia, com 16 pontos, cinco rebotes e quatro assistências na estreia, colocam tempero gringo no jogo dos paraibanos.
As atuações citadas ajudaram a Unifacisa a vencer uma equipe do Distrito Federal em sua estreia no NBB. No último sábado (15/10), o time de Campina Grande bateu o Cerrado Basquete como mandante, por 90 x 76, sem estar atrás do placar em momento algum do jogo. Sinal ou não, este é um adversário complicado para a estreia do Brasília.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.