O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt anunciou nesta sexta-feira que encerrou o tratamento contra um câncer no cérebro neste ano. O "Mão Santa" tem 64 anos e luta contra a doença desde 2011. No mesmo ano, passou por cirurgias, mas, com o tempo, o problema reapareceu.
"Parei esse ano (com a quimioterapia). Eu mesmo decidi parar. Antes, morria de medo de morrer. Fechar o olho e não acordar mais, para mim, era um terror. Graças ao tumor, perdi esse medo. Não quero ser melhor o palestrante ou o melhor jogador. Quero ser um marido e pai melhor", disse Oscar em entrevista ao programa Sensacional, da RedeTV!.
Em postagem nas redes sociais no fim de semana, Oscar esclareceu que tomou a decisão após orientação do médico que o acompanha, que, a partir do resultado de exames feitos este ano, o considerou curado.
Oscar Schmidt afirmou, na entrevista à RedeTV! que seu grande desejo é se dedicar mais à família. O ex-jogador é casado com Maria Cristina Victorino há mais de 40 anos e é pai de Filipe, de 36 anos, e Stephanie, de 33. Oscar é tio do campeão olímpico no vôlei de praia Bruno Schmidt e irmão do apresentador do BBB, Tadeu Schmidt.
Medalhista de ouro no Pan-Americano de Indianápolis-1987, Oscar Schmidt também ostenta três títulos sul-americanos com a seleção brasileira masculina de basquete (1977, 1983 e 1985). Ídolo da modalidade no Brasil conquistou três bronzes importantes para sua história: no Mundial das Filipinas-1978, Pan de San Juan-1979 e Copa América do México-1989.
Em 2013, Oscar Schmidt foi eternizado no Hall da Fama do basquete, em Springfield, em Massachusetts, nos Estados Unidos. No Brasil, Oscar jogou por Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Clube Sírio. Ele também passou pelo basquete da Espanha e da Itália.
Saiba Mais
- Esportes Justiça de Barcelona abrirá processo a fim de prender Neymar
- Esportes Catar terá espaços destinados a quem ingerir bebida alcoólica a mais na Copa
- Esportes Confira três jogos do futebol europeu para ver no fim de semana
- Esportes Correio Braziliense e FAP promovem a 15ª edição da Academia de Futebol
Matéria atualizada às 17h40 de 17 de outubro para incluir o novo pronuncimento de Oscar sobre o tema.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.