Campeonato Brasileiro

Brasileirão: clássico confronta realidades de Palmeiras e São Paulo

O Alviverde, líder do campeonato, recebe o Tricolor, distante da zona de Libertadores e sofrendo com o baque das eliminações nas copas

Paulo Martins*
postado em 15/10/2022 15:00
Duelo no primeiro turno foi mais um no ano em que contou com reviravoltas, em um dos clássicos mais equilibrados e repetidos de 2022 -  (crédito:  Cesar Greco)
Duelo no primeiro turno foi mais um no ano em que contou com reviravoltas, em um dos clássicos mais equilibrados e repetidos de 2022 - (crédito: Cesar Greco)

Entre a tormenta são-paulina na temporada e a coroação virtual palmeirense como campeão nacional de 2022, o Choque-Rei deste domingo (16/10), a partir das 16h, mostra realidades diferentes entre os envolvidos em mais um clássico. Nem mesmo o último encontro entre ambos no Allianz Parque, palco do duelo pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, fez efeito positivo para ambos os lados.

Em uma chave equilibrada desde o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, disputada no Morumbi, com vitória da equipe de Rogério Ceni por 1 x 0, o alviverde teve bronca no lance que originou o pênalti de Luciano, salvador para o São Paulo. Devastador para o Palmeiras, desde aquele instante, seria a marca da cal, de onde o time de Abel Ferreira cairia nos tiros penais.

O sonho tricolor nas copas foi interrompido de forma dura: na taça nacional, seguido ao clássico, nas semifinais, queda para o Flamengo devido à pouca efetividade de finalização; e na Sul-Americana, dolorosa derrota para os equatorianos do Independiente del Valle com atuação apagada. Também viria um pesadelo para o outro lado do bairro paulistano da Barra Funda: o Palestra foi eliminado em casa nas semifinais da Libertadores para o Athletico-PR, deixando para trás o sonho do tricampeonato consecutivo.

Ao mesmo tempo, porém, o Verdão avançou em sua campanha no Campeonato Brasileiro, não podendo se dizer o mesmo sobre o São Paulo. Enquanto os palestrinos não perdem há três meses e 14 dias pelo nacional, o tricolor vinha em uma sequência de cinco jogos sem perder na competição até cair em casa diante do Botafogo, por 1 x 0, em confronto direto pensando no G-8.

Uma vez derrotado na final da Copa Sul-Americana, acessar a Libertadores via Brasileirão é o objetivo que resta ao time de Rogério Ceni. A meta, dificultada pela má fase da equipe, é distante pelos cinco pontos de diferença para o oitavo colocado América-MG, rival derrotado pelo próprio São Paulo duas rodadas atrás.

Do outro lado do muro, passando do CT da Barra Funda para a Academia de Futebol, o Palmeiras faz claras contas para o título. A dez pontos do vice-líder, Internacional, com 21 tentos por disputar, o hendecacampeonato alviverde pode vir nas próximas três rodadas, na melhor das circunstâncias, contando com derrotas diretas dos concorrentes. Até lá, o time de Abel Ferreira tem compromisso, além do Choque-Rei, contra o Avaí, também em casa, para daí ter condições matemáticas partindo do atual momento, contra o Athletico-PR, como visitante.

O clássico no Allianz Parque será um dos confrontos mais repetidos do calendário nacional na temporada. Este último Palmeiras x São Paulo é o sétimo disputado em 2022. Nos demais seis jogos, foram quatro vitórias alviverdes e duas tricolores. O time do Morumbi teve sua vingança pelo título paulista dos palmeirenses na chave da Copa do Brasil e o brinde para o Palestra veio com uma grande vitória no primeiro turno, na casa são-paulina, em virada nos acréscimos por 2 x 1.

Para o domingo (16/10), os mandantes não contarão com Rony, suspenso por três cartões amarelos, e os lesionados Raphael Veiga e Jaílson. Do lado visitante, Léo foi expulso no último jogo e também cumpre suspensão. O departamento médico tricolor está cheio e conta com os seguintes jogadores: Arboleda, Diego Costa, Nikão, Gabriel Neves e Caio.


Prováveis escalações:

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Danilo, Mayke e Bruno Tabata; Gustavo Scarpa e Dudu.

Técnico: Abel Ferreira


São Paulo

Felipe Alves; Rafinha, Miranda e Ferraresi; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson, Wellington e Patrick; Luciano e Calleri.

Técnico: Rogério Ceni


Horário: 16h

Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza

Transmissão: Globo e Premiere

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação