Em ano de Copa do Mundo, a decisão da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians terá um padrão Tite de qualidade nos gramados da Neo Química Arena, nesta quarta-feira (12/10), e do Maracanã, em 19 de outubro. Postulantes ao título do mata-mata nacional, os elencos alvinegro e rubro-negro contam, juntos, com 19 jogadores lembrados pelo treinador em algum momento do período no comando da Seleção Brasileira, iniciado em 2016 e com dois Mundiais pelo caminho, na Rússia e no Catar.
Alguns foram peças presentes no tabuleiro de Tite na campanha da Copa de 2018. Outros, brigam para estar entre as opções do treinador na nova tentativa de hexacampeonato. Há quem também foi utilizado somente nos ciclos de preparação para os Mundiais, mas acabou preterido no meio da caminhada. Porém, na decisão nacional de maior peso da história do clássico entre paulistas e cariocas, todos são fundamentais nas pretensões de título dos dois lados da disputa.
No lado corintiano, sete representaram o Brasil desde 2016: Cássio, Fagner, Renato Augusto, Paulinho, Giuliano, Gil e Fábio Santos. Os quatro primeiros disputaram a Copa de 2018. Na ocasião, apenas o goleiro e o lateral-direito vestiam a camisa do Corinthians. Os demais convocados para o Mundial da Rússia tinham passagens anteriores pelo alvinegro, mas estavam em outros clubes. Giuliano, Gil e Fábio Santos foram apenas lembrados no ciclo de preparação. Nenhum deles, porém, desponta com chances de ir em 2022.
A lista flamenguista do período é bem mais extensa: David Luiz, Everton Ribeiro, Gabigol, Pedro, Everton Cebolinha, Diego Alves, Santos, Hugo Souza, Rodrigo Caio, Bruno Henrique, Diego e Filipe Luís foram lembrados nos últimos seis anos. Apenas o último foi para a Copa de 2018, mas sem vestir rubro-negro. No grupo de selecionados do Flamengo, dois aparecem com grande chance de jogar o Mundial de 2022 no Catar. O meia Everton Ribeiro e o centro-avante Pedro se posicionam bem na corrida.
Saiba Mais
- Esportes Caso Vinícius Júnior: entidades pedem R$ 10 milhões após ofensas racistas
- Esportes Pai de Arturo Vidal, do Flamengo, é encontrado morto no Chile
- Esportes Fifa vai distribuir R$ 1 bilhão aos times que cederem jogadores para a Copa
- Esportes Conmebol anuncia o VAR em todas as suas partidas oficiais a partir de 2023
O conhecimento de causa nos dois elencos fez os jogos da Libertadores, onde o Flamengo levou a melhor sobre o Corinthians nas quartas de final, chamaram atenção da comissão técnica da Seleção Brasileira. Na vitória rubro-negra por 2 x 0 na Neo Química Arena no jogo de ida, Tite acompanhou o jogo presencialmente na expectativa de garimpar os nomes no radar para a Copa do Mundo. No duelo de volta, com novo triunfo dos cariocas, desta vez por 1 x 0, os auxiliares Cleber Xavier e Matheus Bachi assistiram ao jogo.
Com a convocação final da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar marcada para 7 de novembro, Tite e sua comissão técnica segue a todo vapor no processo final de observação dos jogadores para compor a lista de 26 nomes. Nesta quarta-feira (12/10), inclusive, o treinador acompanhará in loco os primeiros 90 minutos da final da competição nacional entre Corinthians e Flamengo. Oportunidade de ouro para quem vislumbra estar no Mundial poder mostrar serviço.
Mesmo com histórico no Corinthians (foi campeão mundial, brasileiro e da Libertadores), Tite foi político sobre eventual torcida na final contra o Flamengo. "Vou torcer para um grande jogo, para um grande espetáculo e, ao mesmo tempo, vou dizer que a cada entrada, a cada local, a cada abordagem com funcionário, ex-atleta, massagista, dirigente que vem dar um carinho… Eu também pego as energias para trazer comigo, para que eu possa estar mais fortalecido na minha atividade", disse o técnico em entrevista ao Arena SBT.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.