Futebol europeu

Em temporada astronômica, Haaland tem números dignos de Bola de Ouro

Em média digna de melhor da temporada, o norueguês surpreende fortemente em seu começo no Manchester City

Paulo Martins*
postado em 05/10/2022 08:00 / atualizado em 05/10/2022 15:28
Média superior a um gol e meio supera os números históricos de vencedores dos principais campeões de prêmios individuais da história do futebol -  (crédito:  AFP)
Média superior a um gol e meio supera os números históricos de vencedores dos principais campeões de prêmios individuais da história do futebol - (crédito: AFP)

Nesta última semana, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) testou os efeitos de desviar um asteroide com uma nave, em caso de rota de colisão com a Terra. No entanto, o que os cientistas ainda não conseguiram responder é como parar o “Cometa” Erling Haaland, atacante do Manchester City. São 17 gols do craque nórdico em tão somente dois meses de temporada europeia, com direito a marca impressionante e digna de premiações para melhor do mundo.

É difícil dizer qual torcedor não apreciaria um jogador que marca 1,54 gol por jogo em seu time. Essa é a média do novo centroavante dos Citizens em seus 11 jogos disputados na atual temporada até então. Não somente isso, como marcou, na vitória por 6 x 3 diante do Manchester United, no último sábado (1º/10), seu terceiro hat-trick na Premier League: um recorde enquanto ao curto tempo, tendo realizado o feito em oito partidas. A marca anterior era de Michael Owen, em 48 exibições.

No que diz respeito a começar nos clubes, apenas Cristiano Ronaldo conseguiu média semelhante, considerando uma temporada completa. CR7, mesmo com lesão no tornozelo em 2009/2010, anotou 33 gols em 35 jogos pelo Real Madrid e pela seleção portuguesa. O Gajo teve média superior a um gol por jogo somente quando conciliou mais de um prêmio individual, repetindo o feito em 2013/2014 (1,08) e 2015/2016 (1,06). Na última oportunidade citada, o luso conseguiu a Bola de Ouro, o FIFA The Best e o prêmio de Melhor da UEFA.

Outros fenômenos consagrados do futebol que conseguiram mais de um prêmio internacional e individual por temporada não arrancaram tão estrondosamente como Haaland em quaisquer clubes por onde estrearam. Até mesmo Cristiano teve dificuldades para explodir no primeiro ciclo no Manchester United. Tais exemplos tornam cada vez mais único o feito do norueguês.

Nos casos de Messi e Lewandowski, as médias de um gol por partida foram superiores nos anos de conquistas múltiplas, com média de 1,01 para o argentino em 2014/2015 e 2018/2019, e 1,17 para o polonês em sua fantástica temporada 2019/2020. O atual campeão do prêmio de melhor da Europa, Karim Benzema, ameaça o jogador do City no que diz respeito ao favoritismo aos demais prêmios individuais, mas não nesta média: na última edição do futebol do Velho Continente, o francês fez 0,95 tento por jogo.

A 12ª vítima do Cometa Haaland na temporada pode ser o Copenhague. O time dinamarquês irá ao Etihad Stadium cumprir compromisso pela terceira rodada do Grupo G da Liga dos Campeões da Europa, nesta quarta-feira (5/10). O jogo se inicia a partir das 16h, no horário de Brasília.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação