Este sábado de abertura do mês de outubro torna-se o dia de jogos da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, devido às eleições deste domingo (2/10). O pleito interrompe o andamento de todos os compromissos dos esportes em geral. Oito partidas movimentam a data da competição nacional, pois outros compromissos e decisões do calendário fazem com que a disputa não seja finalizada já neste fim de semana.
O São Paulo, por exemplo, não pode entrar em campo diante do Coritiba por jogar a final da Copa Sul-Americana, em Córdoba (Argentina), contra o Independiente del Valle, no sábado (1º/10), às 17h. Com isso, o jogo programado para o Estádio do Morumbi encerra a rodada apenas no dia 20. A exemplo, o calendário decidiu por haver um duelo no dia seguinte ao pleito eleitoral: na segunda-feira (3/10), o Botafogo, em plena ascensão, recebe o líder Palmeiras, no Estádio Nilton Santos.
Para este sábado, uma outra diferença poucas vezes vista no futebol brasileiro é a hora dos confrontos. O primeiro horário de jogos do Campeonato Brasileiro será a partir das 15h, com três jogos. Um deles será na bastante calorosa Fortaleza, onde o Ceará terá a missão de voltar a vencer para sair de perto da zona de rebaixamento. Após derrota por 1 x 0 diante do Coritiba, o Vozão recebe o América-MG que, por sua vez, cedeu pontos a outro time da parte baixa da tabela, ao perder como visitante por 2 x 1 diante do Cuiabá.
Quem também terá um teste complicado é o Atlético-MG. O time de Cuca não aproveitou os desfalques do Palmeiras e caiu em pleno Mineirão por 1 x 0. A missão, desta vez, será novamente em Belo Horizonte, ao enfrentar o vice-líder Fluminense (novo perseguidor do alviverde paulista). O tricolor carioca vem de goleada por 4 x 0 diante do lanterna Juventude. Ainda às 15h, o Internacional recebe o Santos, no Beira-Rio.
Mais tarde, precisamente às 19h, na Ressacada, Avaí e Atlético-GO fazem o jogo dos desesperados. Ambos se situam na zona da degola, em situações e distâncias diferentes para tentar escapar do descenso. O Leão tem diferença de três pontos para o Ceará, primeiro time fora do Z-4, enquanto a diferença maior (de nove pontos) complica a missão do Dragão, prévio às partidas finais da competição.
No mesmo horário, o Flamengo recebe o Bragantino, no Maracanã, e tenta esquecer o setembro sem vitórias no Brasileirão para iniciar o mês das finais da Copa do Brasil e da Libertadores com o pé direito. O time carioca terá o retorno dos nomes convocados para as seleções nacionais, como o atacante Pedro e os meias Arrascaeta e Everton Ribeiro. Goiás x Fortaleza e Athletico-PR x Juventude entram em campo também às 19h.
Em um contexto de lutas diferentes, no que diz respeito aos objetivos na reta final do Brasileiro, o Corinthians recebe o Cuiabá às 21h, na Neo Química Arena, fechando o dia de jogos. O Timão luta para se manter no G-4 e confirmar o quanto antes uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2023, enquanto o Dourado batalha para sair da zona de rebaixamento, sendo o primeiro time dentro da zona da degola, a um ponto atrás do 16º colocado.
29ª rodada do Brasileirão
Sábado (1º/10)
15h Atlético-MG x Fluminense
15h Internacional x Santos
15h Ceará x América-MG
19h Flamengo x Bragantino
19h Goiás x Fortaleza
19h Avaí x Atlético-GO
19h Athletico-PR x Juventude
21h Corinthians x Cuiabá
Segunda-feira (3/10)
20h Botafogo x Palmeiras
20 de outubro
20h São Paulo x Coritiba
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz