O técnico Tite não terá motivos para reclamar da última exibição da Seleção Brasileira antes da convocação para a Copa do Mundo. Nesta terça-feira (27/9), a amarelinha enfrentou a Tunísia no Parque dos Príncipes, em Paris, jogou bem e aplicou uma goleada por 5 x 1, elevando a moral para o início da caminhada rumo ao hexacampeonato mundial.
O triunfo na Cidade Luz pode ter sido a despedida da Seleção Brasileira antes da estreia na Copa do Mundo, em 24 de novembro, contra a Sérvia. No entanto, a Fifa disponibilizou uma nova janela de amistosos entre 14 e 20 do mesmo mês. As respostas para a lista final de 26 jogadores serão conhecidas em 7 de novembro.
Domínio verde-amarelo
Antes de a bola rolar, a expectativa era que o escrete canarinho repetisse o primeiro tempo ofensivo da vitória contra Gana. Sem Vinicius Junior, Lucas Paquetá assumiu o setor esquerdo do ataque e mostrou o cartão de visitas logo aos seis minutos. O meia entrou na área e chutou forte, mas sem direção. O lance foi um aviso do que estava por vir. Três minutos depois, Casemiro lançou para Raphinha vencer no alto, surpreender o goleiro e abrir o placar.
O gol, porém, não impediu a astúcia tunisiana. Aos 17’, o zagueiro Talbi aproveitou lance de bola parada e testou firme no canto direito de Alisson. Mesmo com a igualdade restabelecida, não demorou para que a superioridade verde-amarela viesse à tona novamente. Richarlison recebeu com liberdade na área e recolocou a equipe na frente. A partir daí, a Tunísia só assistiu ao Brasil jogar. Jogando “em casa”, Neymar deixou o dele de pênalti e viu Raphinha anotar mais um após a expulsão de Bronn.
Pedro deixa o dele
O enredo da etapa final foi parecido com o do segundo tempo contra a seleção ganesa. O técnico Tite promoveu algumas alterações, entre elas as entradas de Pedro e Vinicius Júnior. Porém, as investidas não foram o suficiente para a Seleção converter a autoridade em novas bolas na rede. Uma boa oportunidade de gol saiu dos pés de Raphinha, em chute rasteiro à esquerda de Dahmen.
Com um homem a menos em campo, a Tunísia ofereceu pouca resistência ao toque de bola brasileiro. Mesmo com toques tímidos e finalizações para longe do alvo, a recompensa veio pelos pés de um dos jogadores mais pedidos pelo povo na Seleção. Bem posicionado, Pedro ficou com a sobra na grande área e chutou de primeira para ampliar a vantagem em Paris. A garantia da vitória permitiu alguns últimos testes por parte do comandante brasileiro. O zagueiro Ibañez entrou no lugar de Marquinhos e fez a estreia com a amarelinha. Rodrygo também ganhou alguns minutos na equipe.
Ficha técnica
BRASIL - 5
Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos (Ibañez), Alex Telles (Renan Lodi); Casemiro, Fred (Rodrygo) e Neymar; Lucas Paquetá (Vinicius Junior), Raphinha (Antony) e Richarlison (Pedro). Técnico: Tite
Gols: Raphinha (2x), Richarlison, Neymar e Pedro
Cartões amarelos: Richarlison e Neymar
TUNÍSIA - 1
Dahmen; Dräger, Talbi, Bronn e Ben Ouanes; Skhiri, Chaalel (Khazri), Laïdouni (Mejbri); Slimane (Sliti), Msakni (Khenissi) e Jazir (Ghandri)i. Técnico: Jalel Kadri
Gol: Talbi
Cartões amarelos: Laïdouni, Jaziri e Msakni
Cartão vermelho: Bronn
Local: Parque dos Príncipes, Paris (FRA)
Árbitro: Ruddy Buquet (FRA)
*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz