O último teste dos técnicos das seleções nacionais antes da Copa do Mundo passa nesta última Data FIFA, que tem vários jogos no sábado (24/9) e no domingo (25/9). Com isso, vale a pena ao fã de futebol observar algumas das seleções que performarão no Catar, em novembro e dezembro.
O Correio Braziliense traz agora uma prévia de oito jogos, que incluem jogos da Liga das Nações europeias (Nations League) e de amistosos, para se acompanhar no futebol. Uma sensação final para provar a proximidade da Copa do Mundo, sempre aguardada em todo o globo terrestre.
Espanha x Suíça — Sábado, 15h45
O adversário do Brasil na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo passa por apuros na Liga das Nações. Ameaçado de rebaixamento no Grupo 2 da Liga 1, junto de tchecos e portugueses, os helvéticos vão a Zaragoza enfrentar a Espanha, que lidera a partição e pode se classificar com vitória em casa. Os espanhóis terão no Catar um dos grupos mais difíceis, (o Grupo E) junto de Alemanha, Costa Rica e Japão. A partida tem transmissão da ESPN.
Sérvia x Suécia — Sábado, 15h45
Rival da seleção brasileira na estreia do Mundial, os sérvios jogam em Belgrado diante dos suecos. Lutando para subir à elite da Nations League, os eslavos dependerão de um tropeço da líder Noruega diante da lanterna Eslovênia, no Grupo 4 da Liga B, além de vencer seu próprio jogo. A partida terá cobertura na plataforma Star+.
República Tcheca x Portugal — Sábado, 15h45
Em Praga, a Tchéquia recebe a seleção lusa pelo Grupo 2 da Liga A, em confronto direto por motivos distintos. Ao passo em que os tchecos ainda têm chance de descenso, os portugueses querem chegar ao Final Four (mata-mata da Liga das Nações). Na Copa do Mundo, há chance dos lusitanos cruzarem com o Brasil já nas oitavas de final, com um classificando em primeiro e o outro em segundo em seus respectivos grupos.
México x Peru — Sábado, 22h
Este é o jogo de quem viverá o sonho de jogar o Mundial, contra quem esteve perto dele por muito pouco. Em Los Angeles, na Califórnia estadunidense, o México (integrante do Grupo C do Mundial, junto de Argentina, Arábia Saudita e Polônia) recebe o Peru (eliminado na repescagem contra a Austrália), em jogo amistoso. O jogo será na estreia de Juan Reynoso como técnico peruano, que assume após a saída de Ricardo Gareca. O conterrâneo do ex-técnico, Gerardo “Tata” Martino, comanda os mexicanos. A partida não será televisionada.
Holanda x Bélgica — Domingo, 15h45
Um clássico entre os países do centro europeu definirá o classificado no Grupo 4 da Liga A da Nations League. A Geração Belga de Roberto Martínez terá missão difícil para passar ao mata-mata, já que precisa, além de tirar os três pontos dos holandeses em plena Johan Cruyff Arena, em Amsterdã, deve vencer por pelo menos dois gols para se classificar no saldo. O jogo será transmitido pela plataforma Star+.
Dinamarca x França — Domingo, 15h45
Jogo que acontecerá na segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo terá prévia pela última partida do Grupo 1 da Liga A, na Liga das Nações. Em Copenhague, daneses e francos têm compromissos distintos com a classificação: os mandantes querem classificar (e para isto devem vencer e contar com um tropeço da Croácia frente à Áustria) e os visitantes, já eliminados, querem confirmar a permanência na categoria (uma vitória ou um tropeço austríaco asseguram o objetivo). A ESPN transmitirá o jogo.
País de Gales x Polônia — Domingo, 15h45
Em Cardiff, os donos da casa deverão vencer os polacos por dois gols de diferença para se salvarem do rebaixamento e enviarem os mesmos para a Liga B, em jogo pelo Grupo 4 da elite da Nations League. O tira-teima será uma prévia interessante para ambos, em meio aos difíceis grupos B (que além dos galeses, conta com Inglaterra, Irã e Estados Unidos) e C do Mundial. A plataforma Star+ cobrirá o duelo.
Áustria x Croácia — Domingo, 15h45
Os atuais vice-campeões do mundo (que nesta Copa do Mundo estão no Grupo F, com Bélgica, Marrocos e Canadá) vão a Viena encarar a Áustria, pelo Grupo 1 da Liga A, também pela Liga das Nações. Os mandantes precisam do triunfo e de um tropeço francês para se salvarem da queda, ao passo que uma vitória ou um empate somado a que a Dinamarca não vença os franceses, levam os eslavos ao Final Four. O jogo será transmitido pelo Star+.
* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima