A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou nesta sexta-feira (23/9) a criação de uma tecnologia de estudo para os jogadores que disputarão a Copa do Mundo-2022. O aplicativo FIFA Player App tem dados fornecidos pela própria entidade sobre cada atleta, relacionado a seu desempenho bruto no campo de jogo. O desenvolvimento da ferramenta ocorreu em conjunto com o Sindicato Mundial dos Jogadores de Futebol, o Fifpro.
Os dados recebidos, entretanto, só estarão disponíveis após cada partida, não estando à disposição dos atletas antes da rodada de estreia do Mundial. As informações podem funcionar em sincronia com imagens em movimento e fotografias, segundo a FIFA, dando a possibilidade de análise em mais de um ângulo visual.
No FIFA Player App, um jogador desta Copa do Mundo-2022 poderá ver a forma técnica (os deslocamentos entre linhas de marcação, em fase de ataque, e a pressão defensiva na marcação), a performance física (distância percorrida em um jogo e as velocidades máximas de cada integrante) e o movimento tático (incluindo os famosos mapas de calor, apontando os setores onde cada um atua durante uma partida) de qualquer atleta da competição, incluindo a si mesmo.
A entidade máxima do futebol restringiu o acesso do conteúdo do aplicativo para o público geral e para a imprensa, mas permite que os jogadores compartilhem dados de forma aberta em redes sociais.
* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima