O futebol premiou a insistência e, principalmente, a consistência do Cruzeiro em 2022. O trabalho do técnico Paulo Pezzolano pode até não ter começado como o esperado, mas evoluiu e chegou ao lugar que tanto se esperava com o tão sonhado acessado à Série A do Campeonato Brasileiro, após a vitória por 3 x 0, na quarta-feira (21/9), sobre o Vasco.
A derrota por 2 x 0 para o Bahia logo na estreia da Série B 2022 deixou o torcedor preocupado. No entanto, a insistência do comandante celeste em um sistema de jogo criou um padrão consistente e competitivo para um time com nomes poucos conhecidos no cenário nacional.
Das 31 rodadas disputadas até aqui, em todas o Cruzeiro adotou a mesma postura. Os repetitivos desenhos táticos 3-4-3 e 4-3-3 do comandante uruguaio não demoraram a dar resultados. A segurança de Rafael Cabral debaixo das traves, somada à solidez da zaga liderada por Eduardo Brock credenciaram a defesa mineira como a mais eficiente da competição, com apenas 16 gols sofridos.
A confiança em dia dos homens de retaguarda contribuiu diretamente para a evolução cruzeirense do meio para frente. A cartilha ofensiva de Pezzolano prevê uma subida com seis jogadores. Dois deles abertos pela ponta, forçando a saída dos laterais adversários e contribuindo diretamente para a criação de espaços de frente para o gol. Sob essas instruções, a Raposa balançou as redes 44 vezes, disparando como líder isolado no quesito.
“Muito feliz por tudo. Os jogadores fizeram tudo parecer fácil. Parece que foi fácil, mas era muito difícil no começo, a credibilidade, não conheciam o treinador, para a família não é fácil. Foi tudo por eles. Por eles, damos a vida. Se eu vim aqui, foi para conquistar alguma coisa. Senão, não viria. Conseguimos. Parabéns a todos que trabalham no Cruzeiro. Gratidão a todos eles”, disse o treinador na coletiva após a confirmação do acesso.
De contrato renovado, Pezzolano terá a oportunidade de aprimorar o estilo de jogo nos gramados da elite nacional. Além do entrosamento adquirido em 2022, reforços garantidos pelo gestor Ronaldo Fenômeno darão um upgrade à filosofia defendida por ele nas quatro linhas.
“Ano que vem será um ano importantíssimo, nós temos que ficar na Série A para melhorar as nossas finanças, vai ser objetivo. E com certeza faremos um time competitivo", garantiu o sócio-majoritário do clube.
*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz