A reta final da temporada do automobilismo brasileiro pode render títulos nacionais relevantes para o Distrito Federal até o fim do ano. O Correio Braziliense preparou um balanço dos pilotos que representam a capital na Fórmula 4, na Porsche Cup e na Stock Car até o momento. Vale considerar que os pilotos tiveram a naturalidade informada pelos perfis oficiais das categorias.
Pedro Clerot
Não é segredo que o piloto de 15 anos é uma das grandes revelações a nível nacional para o automobilismo brasileiro. Na estreia da categoria Fórmula 4 Brasileira deste ano, Clerot já venceu seis provas em cinco etapas disputadas. Os 177 pontos conquistados dão margem de 76 pontos na liderança e a chance do título nas rodadas seguintes em Goiânia e Brasília. Além disso, o brasiliense foi o escolhido para representar o país no FIA Motorsport Games neste fim de semana, no circuito francês de Paul Ricard.
Enzo Elias
O atual campeão da Porsche Carrera Cup vai em busca do bicampeonato, tendo que caçar o líder Marçal Müller com uma distância de apenas 20 pontos na classificação geral. A temporada do piloto candango se baseou em recuperar-se na competição, incluindo uma atuação considerável em um traçado inédito para o piloto na pista argentina de Termas de Río Hondo. Para Enzo Elias restam duas baterias duplas a serem disputadas em Goiânia e em Interlagos (São Paulo).
Saiba Mais
Lucas Foresti
Mesmo as duas vitórias do piloto de Brasília na Stock Car Brasil deste ano não o favorecem tanto na classificação. O piloto de 28 anos soma tão somente 47 pontos e se situa na 27ª posição, entre 39 pilotos totais que integram o grid da competição em 2022, a sua décima temporada na categoria. Restam quatro etapas de doze totais a serem corridas: uma em Santa Cruz do Sul (RS), uma rodada dupla em Goiânia e a final na capital federal.
Pedro Cardoso
Assim como Foresti, Pedro segue na parte baixa do pelotão. O brasiliense de 21 anos pegou uma turma ingrata na sua vez de correr na categoria, com nomes como Ricardo Zonta, Nelson Piquet Jr. e Felipe Massa (ex-pilotos da Fórmula 1) e de todos os campeões da Stock desde a temporada 2006 à exceção de Max Wilson. Cardoso segue o conterrâneo na classificação geral, com os mesmos 47 pontos.
* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais