CANDANGÃO

Samambaia vence Real Brasília nos pênaltis e conquista o tri da Série B do DF

Invictos, finalistas empatam por 1 x 1 no tempo regulamentar Na Vila Planalto, decidem o título nos pênaltis, Samambaia triunfa por 4 x 2 e conquista o terceiro título da segunda divisão em nove edições

A segunda divisão do Campeonato do Distrito Federal tem campeão. Depois de um empate por 1 x 1 no tempo regulamentar com gols no primeiro tempo no Estádio Defelê, na Vila Planalto, o Samambaia derrotou o Real Brasília por 4 x 2 nas cobranças de pênalti e conquistou o tricampeonato da competição. Antes, havia levado o troféu nas edições de 2014 e 2020. Invictos, os dois times estão promovidos à elite e disputarão o Candangão 2023 com Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama, Paranoá, Santa Maria e Taguatinga.

Reforçado por jogadores do atual bicampeão candango Brasiliense, o Samambaia abriu o placar com o volante Wallace. Atento, ele aproveitou bate-rebate depois de uma cobrança de escanteio e acertou um belíssimo chute de perna canhota, da entrada da área, para abrir o placar na Vila Planalto. "A gente treina muitos chutes de fora da área e hoje consegui marcar um gol na final", festejou Wallace em entrevista à TV Câmara Distrital. 

Protagonista da melhor campanha até a final, o Real Brasília também empatou a decisão graças a uma peça do meio de campo. Ian acompanhou um contra-ataque em alta velocidade pelo lado esquerdo perto do fim do primeiro tempo e entrou como um raio na área do Samambaia para colocar a bola no fundo da rede. 

Ao contrário da etapa inicial, o segundo tempo terminou sem gols e o troféu foi decidido nas cobranças de pênalti pela segunda edição consecutiva. No ano passado, deu Paranoá na disputa contra o Brasília. Nesta, o Samambaia triunfou por 4 x 2 contra o Real Brasília. Willian e David Gabriel acertaram o travessão. O goleiro Wendell defendeu a cobrança de Lucas Victor, mas foi insuficiente para impedir o vice. Autor da primeira cobrança, o volante e capitão Aldo ergueu a taça.