A final da Segundinha será jogada neste sábado (17/9): um dos invictos deverá se sobressair para vencer o título. Real Brasília e Samambaia começam a batalha pelo título a partir das 15h30, no Estádio Ciro Machado, o Defelê, na Vila Planalto. Se a volta à primeira divisão já é suficiente motivo de alegria, uma das duas equipes terá algo mais para celebrar, como demonstração de forças de que pode dar trabalho no Candangão 2023.
O Real jogará praticamente em sua casa, apesar da sede ter sido estabelecida pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). O rebaixamento surpreendentemente negativo não estava nos planos da equipe do Plano Piloto, que conseguiu uma resposta pronta e positiva, com o acesso para a elite no ano que vem.
O Leão liderou o grupo onde justamente estava o rival que enfrentará na final. De ponta a ponta, não foi contestado em toda a primeira fase e logrou o acesso após tirar o Planaltina em dois jogos. Com isso, a equipe volta à categoria em que mantinha desde 2016, ano da última passagem pela Segundinha. Um possível título pode representar a primeira conquista profissional do Real Brasília considerando o nome novo do time, já que o clube seguiu o extinto Dom Pedro.
Saiba Mais
Do outro lado, o agora Salsichão (devido à mudança recente do mascote, atualizada até mesmo para o escudo) passou de tudo que se possa imaginar durante a campanha, mais do que pela mudança de representação animal. A equipe conseguiu estrear apenas na terceira rodada de forma efetiva: no jogo inicial, o Brazlândia levou menos jogadores do que o normal, teve jogadores expulsos e lesionados, fechando a partida com menos de sete atletas, aos 11 minutos do primeiro tempo.
Com a folga na segunda data, prevista no calendário, o Samambaia só jogou uma partida inteira justamente no empate sem gols contra o mesmo Real Brasília. Na sequência, uma quantia considerável de jogadores emprestados pelo Brasiliense ajudou no acesso: no jogo decisivo, oito titulares pertenciam ao elenco campeão candango, na prática. Estes jogadores estarão em campo para ajudar no que pode ser o tricampeonato da antiga cobra-cipó.
Prováveis escalações:
Real Brasília
Wendell; Caio Mendes, Maycon Palácio, Eduardo José e Davi Gabriel; Werick, Ian, Geovane e Peninha; Filipe Cirne e Romarinho
Técnico: Luis Carlos Souza
Samambaia
Artur; Caetano, Badhuga, Gustavo Henrique e Goduxo; Aldo, Walace, Wisman e Tobinha; Marcão e Cabralzinho.
Técnico: Luis dos Reis
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz