Tênis

Roger Federer anuncia aposentadoria e fará despedida oficial na Laver Cup

Considerado o melhor da história, o tenista suíço campeão de 20 grand slams e medalhista olímpico vai pendurar a raquete aos 41 anos. O anúncio foi feito nas redes sociais do astro em texto direcionado aos fãs

É o fim de uma era: um dos melhores tenistas de todos os tempos anunciou nesta quinta-feira (15/9) sua saída das quadras. Detentor de nada menos que 103 títulos na carreira, único vencedor de três grand slams em uma única temporada (dos 20 que possui em sua carreira), o suíço Roger Federer diz que deixará as raquetes de lado.

O anúncio foi feito por meio de redes sociais, em forma de mensagem aberta aos fãs. “Como muitos de vocês sabem, nos últimos três anos estive encarando desafios em lesões e cirurgias. Trabalhei duramente para voltar à minha melhor forma, mas eu sabia que as capacidades do meu corpo e os limites me foram informados claramente. Joguei mais de 1.500 partidas ao longo de 24 anos. O tênis me tratou mais generosamente do que eu nunca poderia sonhar e devo reconhecer o tempo de encerrar minha carreira como competidor”, declarou.

Federer é o jogador que ocupou por mais tempo a primeira posição do ranking mundial do tênis (ATP). Ele assumiu essa posição no quinto ano da carreira profissional, em 2004. Até a última liderança, em 2018, ele passou 310 semanas no topo. Do total, 237 de forma consecutiva.

O franco-suíço foi medalhista olímpico. Conquistou ouro em duplas nos Jogos de Pequim-2008 e prata no simples em Londres 2012. A despedida será na próxima semana, na Laver Cup. Federer afirmou que seguirá jogando tênis, mas sem mais disputar grand slams ou torneios oficiais.

 

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais