Mais posse de bola (53% contra 47%), mais chutes a gol (cinco a quatro no alvo, com 26 tentativas contra sete), 17 escanteios contra dois do adversário e a indignação no placar: estatisticamente superior, o São Paulo perdeu na bola e no campo. O 3 x 1 sofrido no jogo de ida, no Morumbi, contra o Flamengo, representou um complicado golpe para reverter a chave de semifinais da Copa do Brasil. A missão, agora, é encarar a equipe rubro-negra na volta, com um Maracanã lotado, às 21h30 desta quarta-feira (14/9).
Mesmo que para o são-paulino sua equipe tivesse perdido em uma das melhores atuações na temporada, p torcedor já sabia que derrotar o Flamengo tem se tornado tarefa bastante complicada: o rubro-negro não perde há dois meses e três dias, com 14 vitórias e quatro empates em 18 jogos. Nada menos que 85% de aproveitamento para ninguém botar defeito, sobretudo com duas vitórias contra o mesmo São Paulo, ambas no Morumbi.
Se por um lado o excelente retrospecto dos cariocas chega a ser assustador, o consolo tricolor pode ser a breve sequência positiva que o time obteve nos últimos três jogos, com dois empates em condições adversas no Campeonato Brasileiro e a épica classificação para a final da Sul-Americana contra o Atlético Goianiense. A derrota para o Dragão na ida escancarou uma má fase anterior do time paulista, com quatro derrotas em sequência na reta final de agosto.
Saiba Mais
A tentativa de Rogério Ceni tende a ser a mesma utilizada na vitória contra os goianos no Morumbi. A diferença, desta vez, ficará na ausência do volante uruguaio Gabriel Neves, que está machucado. Junto dele, no departamento médico, estão peças que eram titulares antes de suas lesões, como os meias Luan e Nikão. Para substituir Neves no Maracanã, o técnico são-paulino deve escalar Pablo Maia entre os 11 iniciais.
Já Dorival Jr. segue com o manejo e a rodagem do elenco no campeonato nacional, com uma diferença que revela a prioridade do time carioca nas copas. Mesmo com dois gols de vantagem, o treinador do Flamengo seguiu com a mecânica e não deve escalar a equipe de forma diferente ao que se viu na vitória diante do Vélez Sarsfield, pelas semifinais da Libertadores. Os jogadores indisponíveis por questões médicas são o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Bruno Henrique.
O Flamengo tentará chegar à oitava final de Copa do Brasil e assim buscar o quarto título do torneio para sua vitrine. O São Paulo, vice-campeão na final da edição 2000, lutará pela segunda vez na decisão e segue no sonho do campeonato inédito.
Prováveis escalações:
Flamengo
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel.
Técnico: Dorival Jr.
São Paulo
Jandrei; igor Vinicius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Pablo Maia, Alisson e Patrick; Luciano e Calleri
Técnico: Rogério Ceni
Horário: 21h30
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Transmissão: Globo
* Estagiário sob supervisão de Vinicius Nader
Saiba Mais