Automobilismo

Na Itália, Charles Leclerc dá pole para a Ferrari na Fórmula 1

Leclerc fez a volta mais rápida e larga em primeiro na corrida de domingo (11/9) do Grande Prêmio da Itália

Sem contar com as várias modificações para a corrida principal, Charles Leclerc, da Ferrari, fez a pole position no treino classificatório do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, na tarde europeia deste sábado (10/9). Principal concorrente do líder Max Verstappen, o monegasco é vice-líder do campeonato e quer reacender a briga pelo título de pilotos em 2022, uma vez que a distância na tabela de classificação é de 103 pontos.

A surpresa do dia foi a quantidade de pilotos que decidiram trocar uma série de partes nos carros para focar em uma corrida de recuperação no domingo (11/9). Foram penalizados em cinco posições: Verstappen, Ocon, Bottas, Magnussen e Schumacher; Pérez tomou um gancho de dez postos. Sainz, Hamilton e Tsunoda saem desde o fundo.

Além disso, Alexander Albon, da Williams, teve uma crise de apendicite, sendo substituído pelo reserva da Mercedes Nyck de Vries, campeão da Fórmula 2 em 2019. Esta é sua estreia oficial em um grande prêmio de Fórmula 1 na carreira.

Q1: Ferraris ponteando em casa

Tal e qual nos treinos livres, Charles Leclerc e Carlos Sainz mostraram força dirigindo no traçado italiano. Os ferraristas foram os primeiros a baixar o tempo de 1:22 em sua primeira tentativa, sendo barrados pela segunda volta de Max Verstappen, com 1:20.922. As equipes do meio e do fundo do pelotão (à exceção das más formas de Aston Martin e da Haas) tinham discrepâncias entre os tempos de um piloto e outro.

O reserva de Vries surpreendeu na sua primeira prova na carreira, se classificando por dois centésimos de segundo em relação a seu companheiro de box Nicholas Latifi.

Q2: Equipes ordenando o grid

A equipe de Maranello seguiu com ritmo forte, com Sainz e Leclerc sendo os mais rápidos na primeira oportunidade: apenas o espanhol anotou tempo abaixo de um minuto e 21 segundos: 1:20.878. Nesta tomada inicial, a ordem de dobradinhas seguia: as duas Ferraris, as duas Red Bulls, as duas Mercedes e as duas Alpines (com a Alpha Tauri de Pierre Gasly entre ambas) comandavam a dianteira que passa ao Q3, com Lando Norris fechando a lista.

Penalizado para o fundo, Yuki Tsunoda foi o único que não lançou tempos e abandonou a sessão faltando dois minutos para o fim. Enquanto isso, apenas Ferrari e Red Bull mantiveram seus carros nas garagens: na briga pelos dez primeiros lugares da parte final do treino classificatório, Daniel Ricciardo melhorou seu tempo e colocou-se entre os que disputariam a pole position, mantendo as duas McLarens para a prova seguinte.

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Q3: Confirmação do domínio

Com a pista mais quente no meio da tarde de verão europeia, as equipes demoraram cerca de dois minutos para deixarem os carros irem à pista. Em voltas acirradas, a Ferrari surpreendeu com melhor velocidade de reta do que a Red Bull, uma ideia oposta ao que se viu durante toda a temporada. Sainz, Leclerc e Verstappen eram os únicos a marcarem na casa de 1:20, os mais rápidos nesta ordem.

Com a quantidade de penalidades, Fernando Alonso deixou para ir à pista apenas na tomada final, abrindo a fila do pelotão com três minutos restantes. O espanhol da Alpine fechou a sessão com o 7º tempo. Os três líderes melhoraram seus tempos, mas Charles Leclerc, pela honra de dirigir em casa, registrou 1:20.161 para largar à frente diante dos Tifosi.

A corrida do Grande Prêmio da Itália costuma revelar surpresas, lembrando do GP de 2021, quando Verstappen e Hamilton colidiram na briga pelo título e Daniel Ricciardo e Lando Norris comandaram a primeira dobradinha da McLaren desde 2012. A prova deste domingo (11) começa a partir das 10h, fuso de Brasília, com transmissão da Band.


Confira o grid de largada completo:

1 - Charles Leclerc (Ferrari) 1:20.161
2 - George Russell (Mercedes) 1:21.562
3 - Lando Norris (McLaren) 1:21.584
4 - Daniel Ricciardo (McLaren) 1:21.925
5 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) 1:22.648
6 - Fernando Alonso (Alpine) - Não marcou tempo no Q3
7 - Max Verstappen (Red Bull)**
8 - Nyck de Vries (Williams) 1:22.471
9 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) 1:22.577
10 - Nicholas Latifi (Williams) 1:22.587
11 - Sebastian Vettel (Aston Martin) 1:22.636
12 - Lance Stroll (Aston Martin) 1:22.748
13 - Sergio Pérez (Red Bull)**
14 - Esteban Ocon (Alpine)**
15 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)**
16 - Kevin Magnussen (Haas)**
17 - Mick Schumacher (Haas)**
18 - Carlos Sainz (Ferrari)**
19 - Lewis Hamilton (Mercedes)**
20 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri)**


** Pilotos penalizados

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes