O técnico Tite convocou a Seleção Brasileira para os dois últimos amistosos antes da Copa do Mundo do Catar 2022. A lista apresentada na manhã desta sexta-feira (9/9), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, tem novidades. Danilo é o único lateral-direito. Daniel Alves não foi chamado. Os zagueiros Éder Militão e Ibañez serão testados como alternativas para a função. Ambos têm experiência no setor. Outro nome novo no grupo é Bremer. Como esperado, o centroavante Pedro retorna ao grupo depois de jogar 22 minutos contra a Venezuela nas Eliminatórias, em 2020. Intocáveis como Philippe Coutinho e Gabriel Jesus não foram relacionados dessa vez. O Brasil fará jogos na França neste mês: em 23 de setembro, em Le Havre, a equipe Canarinha enfrentará Gana. No dia 27, jogará em Paris contra a Tunísia. Ambos os jogos serão às 15h30 (horário de Brasília).
O evento, programado inicialmente para às 11h, atrasou em cinco minutos. Foi anunciado que observadores a serviço da Seleção estarão em jogos de Sérvia e Suíça, para observação presencial dos rivais de grupo do Brasil. Apenas às 11h10 a lista foi lida. Observando a ausência de um nome na convocação dos laterais direitos, Tite detalhou que Eder Militão e Ibañez podem jogar no setor. Para Militão, não seria novidade. Ele iniciou a carreira no São Paulo na lateral direita.
Uma preocupação para o Mundial surgiu nesta quinta (8/9), pois o Atlético Mineiro anunciou uma lesão em vários dos ligamentos do joelho esquerdo do lateral Guilherme Arana, após empate contra o Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro. Frequentemente convocado por Tite, o jogador do Galo foi descartado da temporada e dificilmente integrará o plantel que atuará no Oriente Médio, a partir de novembro.
Saiba Mais
Na coletiva pós-convocação, o técnico da Seleção falou sobre a convocação de Pedro, como centroavante destaque no futebol brasileiro. “Ele é um nove de área terminal. Jogador da última bola, da conclusão. Ele é o Fred atual.”, comentou. Outro Pedro (Raul) no futebol brasileiro também foi elogiado por Tite: “Goleador do Campeonato Brasileiro, com a dificuldade que tem, jogando em uma equipe que não tem o investimento das outras equipes é muito. Agora, é função nossa o reconhecimento do trabalho de todos.”
Perguntado pela escolha de Everton Ribeiro e a ausência de Philippe Coutinho, Tite explicou: “Há uma concorrência entre eles, são jogadores criativos do setor e que podem ser convocados os dois (para a Copa do Mundo). Quero enaltecer o trabalho do Dorival Júnior, que em tão rápido tempo ajustou a equipe em uma mecânica, em cima de uma ideia de quantificação de carga, complementou setores e equipes, o que é difícil. Em cima dessa tomada de desempenho, ele eleva o nível técnico dos atletas.”
Sobre as novidades que ainda não jogaram a Copa do Mundo, o treinador destacou a forma em que os jogadores se postam em meio à pressão. “Mentalmente, é uma exposição muito forte. Ter uma naturalidade para o mundo inteiro estar te olhando. Estaremos considerando essa maturidade: no dia a dia, no treinamento, na hora de entrar, quando tu passa uma observação importante, alguns desafios. Ter coragem é fundamental e vamos considerar isso na convocação final.”, declarou.
Os zagueiros Bremer e Ibañez são novidade nesta lista: jogadores de Juventus e Roma, respectivamente, fecham 50 atletas chamados por Tite no ciclo para o Catar 2022.
As seleções adversárias do Brasil estão na Copa do Mundo Catar 2022: Gana está no Grupo H junto de Portugal, Uruguai e Coreia do Sul, enquanto a Tunísia enfrentará o Grupo D com França, Dinamarca e Austrália.
Confira a lista completa convocada para os amistosos:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras)
Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla)
Zagueiros: Bremer (Juventus), Eder Militão (Real Madrid), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Ibañez (Roma), Thiago Silva (Chelsea)
Meias: Bruno Guimarães (Newcastle), Everton Ribeiro (Flamengo), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes: Antony (Manchester United), Roberto Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Neymar (Paris Saint-Germain), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Júnior (Real Madrid)
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima