Futebol americano

NFL começa nesta quinta-feira: cinco histórias sobre a nova temporada

A principal categoria do futebol americano no planeta começa hoje tradicionalmente com o atual campeão como atração. Confira os destaques da Semana 1, que terá transmissão da TV Brasília

“Setembro sempre chega!”, dizem anualmente os fãs da bola oval no Brasil, que anseiam sempre por mais uma temporada desde o Super Bowl, em fevereiro. Nesta quinta-feira (8/9), no SoFi Stadium, em Los Angeles, os Rams recebem o Buffalo Bills, às 21h20, abrindo a edição 2022 da National Football League (NFL). O Correio Braziliense aprensenta cinco histórias para para abrir o apetite dos fãs da bola oval nesta primeira semana do torneio.


Confronto digno de Super Bowl

A tradição da liga está mantida. O campeão sempre abre a liga no jogo de horário nobre das quintas-feiras, o Thursday Night Football. Vencedores do Super Bowl LVI, em casa, o Los Angeles Rams tenta voltar mais uma vez ao principal jogo da temporada, que desta vez será no State Farm Stadium, em Glendale, Arizona (casa dos Cardinals), em fevereiro de 2023.

A dificuldade para o time do quarterback Matthew Stafford se verá desde a Semana 1, pois do outro lado está um dos postulantes da Conferência Americana (AFC) a barrar o time californiano, que é um dos maiores favoritos na Conferência Nacional (NFC). Liderado por um forte e pujante Josh Allen (cotado a melhor jogador da temporada), o Buffalo Bills tem consistentes unidades na defesa e no ataque e também é citado ao título: em resumo, logo de entrada, teremos um jogo digno de Super Bowl.


Mudança de identidade

A franquia de Washington tem um novo nome em respeito à comunidade indígena dos Estados Unidos: os Redskins tornam-se Commanders, em campo, a partir deste domingo (11), frente ao Jacksonville Jaguars, às 14h, como mandante. A franquia da NFC Leste passava por uma transformação de identidade há três anos e decidiu pelo nome apenas em fevereiro deste ano, uma vez que não chegaria ao Super Bowl na temporada de 2021.

Em 2020, a equipe abandonou a denominação anterior para tornar-se apenas Washington Football Team (uma espécie de Washington Futebol Clube). Paralelamente, decidia por um novo nome. Os "Comandantes", em tradução livre para o português, é uma saída justa e honesta para a franquia da capital estadunidense em respeito a uma parcela da população americana, historicamente desfavorecida.


Camisas 12 com crise de relacionamento

De personalidades diferentes, dois jogadores históricos vivem fases complicadas no fim da carreira. Sete vezes campeão do Super Bowl e dono de um sem fim de recordes aos 45 anos, Tom Brady anunciou a aposentadoria e voltou ao comando dos Bucs. Porém, um dos melhores de todos os tempos passa por um problema com sua esposa, a modelo brasileira Gisele Bündchen, motivo pelo qual não apareceu nos últimos treinos desta semana. Consequentemente, a titularidade dele no jogo foi colocada em dúvida nesta Semana 1, frente aos Cowboys.

Tal como na Flórida, a situação não anda tão bem no Wisconsin: em atrito com a diretoria do Green Bay Packers a algumas temporadas, o “Rei do Norte” Aaron Rodgers repensa, assim como Brady, sobre sua aposentadoria. Crítico da falta de reforços para o ataque, o lançador chegou a levar o time nas costas nas duas últimas temporadas. Provando sua qualidade em campo, Rodgers é dono do título de melhor jogador das últimas duas temporadas (2020 e 2021). O time verde-amarelo vai a Minnesota neste domingo (11), enfrentar os Vikings.


Duelo de ataques

O primeiro Sunday Night Football da temporada tem este fator Tom Brady como tempero para o primeiro jogo de horário nobre do domingo. Dallas Cowboys e Tampa Bay Buccaneers jogam a partir das 21h20, no AT&T Stadium, Texas. E a TV Brasília, do Grupo Diários Associados, afiliada da RedeTV!, transmitirá a partida ao vivo, com narração de Marcelo do Ó e comentários de Gabriel Golim.

Para este confronto, os ataques das equipes devem fazer a diferença: do lado texano, o quarterback Dak Prescott, o running-back (corredor) Ezekiel Elliott e o wide-receiver (recebedor) CeeDee Lamb darão o ar da graça quando Dallas tiver a bola. Com ou sem Brady, do lado de Tampa Bay, nomes como Leonard Fournette (RB), Chris Godwin, Mike Evans e o ex-Falcons Julio Jones (todos WR) podem dar trabalho. Lançando a bola, há a possibilidade de Kyle Trask ser o substituto imediato, caso não jogue seu principal homem.


Wilson contra Seattle pela primeira vez

Para completar a boa escolha da entidade em organizar os principais jogos da rodada para o horário nobre, nada menos que Seattle Seahawks e Denver Broncos jogarão na segunda-feira (12), às 21h20, no Lumen Field, casa dos “Falcões Marinhos”. Logo em sua estreia pela equipe do Colorado, o quarterback Russell Wilson terá de enfrentar, como visitante, o time pelo qual se tornou ídolo e jogou toda a vida.

Ele foi recrutado do futebol americano universitário em 2012 e logo no segundo ano foi campeão do Super Bowl (edição XLVIII), em Nova York, contra os próprios Broncos. Apenas na intertemporada, entre 2021 e 2022, Wilson foi transferido para Denver, integrando a rica divisão AFC Oeste com os lançadores Patrick Mahomes (Kansas City Chiefs), Justin Herbert (Los Angeles Chargers) e Derek Carr (Las Vegas Raiders). Uma partição para ninguém botar defeito.

Vale lembrar que alguns jogos têm transmissão da ESPN, com a rodada completa na plataforma pay per view NFL Game Pass.


Confira a rodada completa da Semana 1 da NFL:

Hoje — 21h20

Los Angeles Rams x Buffalo Bills


Domingo (11)

14h

Carolina Panthers x Cleveland Browns
Cincinnati Bengals x Pittsburgh Steelers
New York Jets x Baltimore Ravens
Miami Dolphins x New England Patriots
Detroit Lions x Philadelphia Eagles
Atlanta Falcons x New Orleans Saints
Washington Commanders x Jacksonville Jaguars
Chicago Bears x San Francisco 49ers
Houston Texans x Indianapolis Colts


17h25

Tennessee Titans x New York Giants
Minnesota Vikings x Green Bay Packers
Arizona Cardinals x Kansas City Chiefs
Los Angeles Chargers x Las Vegas Raiders


21h20

Dallas Cowboys x Tampa Bay Buccaneers — com transmissão da TV Brasília


Segunda-feira (12) — 21h20

Seattle Seahawks x Denver Broncos

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima