MUNDIAL MASCULINO

Vôlei: Brasil vence o clássico contra a Argentina e vai à semifinal do Mundial

Seleção superou os rivais por 3 sets a 1 e garantiu presença na fase aguda do torneio pela sétima vez consecutiva. Próximo adversário será Polônia ou Estados Unidos

Vencer a Argentina é sempre especial para o Brasil. E nesta quinta-feira (8/9) não foi diferente em Gliwice, na Polônia. Na disputa por uma vaga à semifinal do Campeonato Mundial de Vôlei, a Seleção Brasileira encarou os hermanos em um clássico pegado e venceu por 3 sets a 1 (parciais 25/16, 23/25, 25/22 e 25/21), garantindo a vaga entre os quatro melhores do torneio.

Esta foi a sétima vez consecutiva que a Seleção Brasileira conquistou uma classificação à semifinal do torneio internacional. A marca vem desde as edições de 1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018. 

O triunfo sobre os rivais teve o sabor de revanche após a derrota na disputa pelo bronze olímpico nos Jogos Tóquio-2020. Agora, os comandados de Renan Dal Zotto aguardam os vencedores do confronto entre Polônia e Estados Unidos, que jogam nesta quinta, às 16h. O duelo semifinal está marcado para sábado (10/9).

O jogo

Antes da bola subir, a expectativa era de um clássico equilibrado pela rivalidade intensa entre as duas seleções. Os argentinos largaram na frente, mas viram um Brasil logo se impor defensiva e ofensivamente para assumir as rédeas da partida e ampliar cada vez mais a vantagem. O placar de 10 x 8 se transformou na vitória folgada por 25 x 16, com 10 pontos do ponteiro Leal.

A segunda parcial teve uma disputa mais acirrada. Embora tivesse liderado boa parte do período, o Brasil não conseguiu desgarrar no placar e viu uma Argentina equilibrar o duelo brigando ponto a ponto. Os hermanos chegaram a abrir 12 x 10, mas a frieza de Lucão nos saques manteve a disputa em aberto. No entanto, os argentinos aumentaram o ritmo para fecharem por 25 x 23 e empatarem o jogo.

O Brasil voltou a liderar a partida após um terceiro set mais consistente, vencido por 25 x 22. No entanto, o triunfo na terceira parte do jogo exigiu bastante esforço por parte do esquadrão verde-amarelo. Principais armas argentinas, o central Loser e o oposto Bruna Lima dificultaram a vida brasileira ao explorarem bem o bloqueio. A seleção alviceleste, porém, não suportou as tramas de Leal e Wallace, com seis e cinco pontos na parcial, respectivamente.

O set final foi marcado pela velocidade. Na tentativa de fechar o jogo e garantir a classificação, o Brasil buscou acelerar explorando as diagonais para largar na frente. Mesmo assim, os argentinos não desanimaram e encontraram forças para abrir três de vantagem com 15 x 12 no placar. Os comandados de Renan Dal Zotto se reajustaram em quadra e abriram três de vantagem com 23 x 20. No momento crucial do clássico, a frieza e qualidade brasileira foi premiada com a vitória por 25 x 21 e a classificação.

Números do jogo

Maiores pontuadores:
Leal 25 pontos
Bruno Lima - 13 pontos
Wallace - 13 pontos
Loser - 12 pontos
Lucarelli - 12 pontos

Pontos de ataque:
Brasil: 52 pontos
Argentina: 44 pontos

Pontos de bloqueio:
Brasil: 9 pontos
Argentina: 9 pontos

Pontos de saque:
Brasil: 6 pontos
Argentina: 4 pontos

Pontos em falhas adversárias:
Brasil: 31 pontos
Argentina: 27 pontos

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima