Oito jogos movimentaram a primeira rodada da fase de grupos da Champions League na noite europeia desta terça-feira (6/9): de vitória histórica a boas performances brasileiras às vésperas da convocação da Seleção, nesta sexta (9), o começo do torneio teve grandes emoções de parte a parte. Fizemos um resumo com o melhor deste primeiro dia de Liga dos Campeões.
No primeiro horário de jogos (13h45, no fuso de Brasília) dois confrontos abriram a principal competição de clubes do mundo: de forma oficial, a primeira partida com bola rolando foi o Borussia Dortmund x Copenhague, no Signal Iduna Park. Os aurinegros abriram o placar com 35 minutos de jogo, em gol anotado pelo experiente Marco Reus. Aos 42, o português Raphael Guerreiro ampliou as contas. Com 37 do segundo tempo, o jovem inglês Jude Bellingham fechou a goleada: 3 x 0 Borussia.
No mesmo horário, o Dínamo de Zagreb recebeu o Chelsea na capital croata, com capacidade reduzida em seu estádio. A equipe local defendeu-se e marcou, às exatas 14h de Brasília, o primeiro gol da fase de grupos desta Champions 2022/2023: em contra-ataque mortal, Orsic ficou cara a cara com Kepa para abrir o placar para os balcânicos.
A partir daí, uma resistência implacável dos croatas bastou para barrar os atuais campeões mundiais, que cercaram a área do time local por todo o jogo, mas sem eficácia. O duelo terminou em uma histórica vitória para o Dínamo de Zagreb, resistente até os 53 da etapa final, com direito a festa no gramado da capital croata.
No horário principal, às 16h, seis jogos fecharam esse dia inicial da fase de grupos, com destaque para o confronto entre Paris Saint-Germain e Juventus, no Parque dos Príncipes. A equipe da casa, mesmo com a vitória apertada por 2 x 1, pouco foi incomodada durante o jogo, demonstrando amplo favoritismo ao guiar-se à liderança do Grupo H ao final da fase.
A equipe francesa logo deu o ar da graça, com um golaço de Mbappé após assistência de Neymar aos 5, para afastar o burburinho das últimas semanas. O atacante franco anotou mais um aos 22 minutos, demonstrando o grande domínio da equipe parisiense. No segundo tempo, a Velha Senhora diminuiu em cabeçada de McKennie, aos 8.
No sul da Espanha, o Sevilla foi goleado pelo Manchester City: os ingleses saíram na frente com gol de Haaland, seu primeiro com a camisa dos Citizens na Champions, aos 20. Com 13 do segundo tempo, Phil Foden atirou frontalmente para ampliar a favor dos bretões. A situação virou goleada aos 21 do segundo tempo, com mais um de Haaland e a fatura ficou liquidada em 4 x 0 com o tento de Rúben Dias, sem resistência da defesa andaluz.
Em Glasgow, na Escócia, o Real Madrid venceu o Celtic por 3 x 0. Porém, a nota má para o time ibérico veio com meia hora, quando o centroavante Karim Benzema sentiu dores e teve de ser substituído, descendo direto para os vestiários do Celtic Park. O primeiro gol merengue veio a 10 minutos da etapa derradeira, com finalização de Vinicius Junior após cruzamento. Aos 14, Modric ampliou para os espanhóis, em contra-ataque. A goleada do atual campeão se deu por intermédio de Hazard, aos 31.
Vencedor do Derby della Madonnina no fim de semana contra a Internazionale, o Milan foi até a Áustria enfrentar o Red Bull Salzburg e ficou apenas em um empate. O time mandante abriu a contagem com Okafor aos 28. Os Rossoneri empataram aos 40, com tento de Saelemaekers: placar final, 1 x 1.
Na capital portuguesa, o Benfica venceu o Maccabi Haifa na estreia de David Neres pelas Águias, na Champions. O primeiro gol encarnado saiu apenas aos cinco da etapa final, marcado por Rafa e aos 10, Grimaldo, que deu a assistência no primeiro tento, ampliou para os lisboetas. 2 x 0 no Estádio da Luz.
Na Alemanha, RB Leipzig foi goleado pelo Shakhtar Donetsk por 4 x 1, a outra surpresa positiva do dia. Marian Shved abriu o placar para os visitantes, aos 16. De forma relâmpago, na altura dos 9 e dos 10 do segundo tempo, os alemães empataram e os ucranianos voltaram à liderança no placar: tentos de Mohamed Simakan e Shved, novamente. A equipe visitante ampliou sua vantagem aos 32 da etapa final, com gol de Mykhailo Mudryk e aplicou goleada aos 39, aplicada por Lassina Traoré.
A rodada de abertura desta fase da Champions se encerra nesta quarta (7), com destaque para os confrontos diretos que podem definir as situações nos grupos B e C, respectivamente. No Estádio Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid encara o Porto; A Inter de Milão mede forças com o Bayern de Munique no Giuseppe Meazza. Ambos os jogos estão marcados para às 16h, fuso de Brasília.
Confira os jogos desta quarta-feira (7/9), que fecham a primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões:
13h45
Ajax (HOL) x Rangers (ESC)
Eintracht Frankfurt (ALE) x Sporting (POR)
16h
Atlético de Madrid (ESP) x Porto (POR)
Napoli (ITA) x Liverpool (ING)
Brugge (BEL) x Bayer Leverkusen (ALE)
Barcelona (ESP) x Viktoria Plzen (TCH)
Inter de Milão (ITA) x Bayern de Munique (ALE)
Tottenham (ING) x Olympique de Marselha (FRA)
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima