LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA

A Champions League começa hoje! Dividimos os favoritos por prateleiras

Fase de grupos do torneio de clubes mais badalado do mundo larga nesta terça-feira. Saiba o potencial dos 32 clubes para realizar o sonho de disputar a final em Istambul, na Turquia

Começa nesta terça-feira (6) a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, um campeonato mais que cobiçado pelas equipes do Velho Continente, que desejam chegar à final no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, Turquia, no dia 10 de junho do ano que vem. Dos 32 clubes que disputam, quais são os favoritos? E quem pode ser a grata surpresa? O Correio Braziliense apresenta as categorias dos times que podem levantar o sonho de consumo dos times europeus, o troféu da Champions League, a chamada “orelhuda”.


Os grandes favoritos

Integrantes da prateleira: Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Liverpool, Manchester City, Paris Saint-Germain e Real Madrid.

Motivos: São os times mais ricos do continente, com alguns dos melhores jogadores do mundo, que vão, certamente, desfilar seu futebol na Copa do Mundo Qatar-2022. Entre estes clubes, não é incomum ver-se grandes movimentações entre esses atletas, incluindo grandes quantias de dinheiro nas transações das janelas de transferências. Favoritos, não para menos.


As potenciais surpresas

Integrantes da prateleira: Ajax, Atlético de Madrid, Benfica, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Milan, Porto, Sevilla e Tottenham.

Motivos: São equipes tradicionais, entre eles, campeões nacionais como Milan e Porto. Equipes que se reforçaram com bons jogadores ou apresentam crescimento na liga interna, como nos casos de Holanda e Portugal. Podem surpreender e jogar de igual para igual com os favoritos e fazer uma campanha digna de ser campeão ao fim da temporada, mas a constância não é a mesma do pelotão acima, o que faz essas equipes serem favoritas sim a fazerem boas campanhas, no máximo.


Os postulantes a zebra

Integrantes da prateleira: Bayer Leverkusen, Celtic, Eintracht Frankfurt, Napoli, Olympique de Marselha, Rangers, RB Leipzig e Sporting.

Motivos: Alguns times tradicionais e outros que tiveram queda na produção futebolística. Times que seriam grande surpresa se chegarem a uma fase aguda da competição. Podem ser osso duro de roer em algum momento, mas devem ser superados. Um objetivo viável é tentar ser eliminado em terceiro na fase de grupos e jogar a Europa League, onde podem ser de fato favoritos a um título.


Os meros participantes

Integrantes da prateleira: Brugge, Copenhague, Dínamo de Zagreb, Maccabi Haifa, Red Bull Salzburg, Shakhtar Donetsk e Viktoria Plzen

Motivos: São equipes que vêm de vagas cativas da Uefa ou que sobreviveram à fase preliminar, etapa antecedente aos grupos da competição. O objetivo, para estes, é conseguir uma vaga na Europa League, sendo uma façanha inesquecível, heroica e histórica no caso de uma classificação ao mata-mata. Em um escalão secundário do futebol europeu, podem ser times consideráveis que, sem exceção, são instituições consagradas em seus respectivos países, mas estão aquém ao altíssimo nível de competição que exige uma Champions League, o que não é uma vergonha.

Primeira rodada
Amanhã

Grupo A
13h45 - Ajax x Rangers
16h - Napoli x Liverpool

Grupo B
16h - Atlético de Madrid x Porto
16h - Brugge x Bayer Leverkusen

Grupo C
16h - Barcelona x Viktoria Plzen
16h - Internazionael x Bayern Munique

Grupo D
13h45 - Eintracht Frankfurt x Sporting
16h - Tottenham x Olympique de Marselha

Hoje

Grupo E
13h45 - Dínamo de Zagreb x Chelsea
16h - Red Bull Salzburg x Milan

Grupo F
16h - Celtic x Real Madrid
16h - Red Bull Leipzig x Shakhtar Donetsk

Grupo G
13h45 - Borussia Dortmund x Copenhagen
16h - Sevilla x Manchester City

Grupo H
16h - PSG x Juventus
16h - Benfica x Maccabi Haifa

Quem transmite: SBT e TNT Sports

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima