O Brasil está sediando o torneio Sul-Americano Feminino Sub-20 de Futsal, no Ginásio Perinão, em Gramado, Rio Grande do Sul. A equipe nacional faz grande campeonato nesta fase inicial, integrando o Grupo A. A estreia da seleção foi na última sexta-feira (2/9) diante da equipe chilena com vitória por 12 x 0. No sábado (3/9), as brasileiras passaram pelas venezuelanas por 5 x 0. A equipe verde-amarela conta com duas integrantes do Distrito Federal em seu elenco.
O treinador da equipe brasileira, Márcio Coelho, convocou forças de Brasília para ajudar a seleção: a pivô Vitória Rocha e a ala Amanda Dias, jogadoras da ADEF, que tiveram atuações na Liga Futsal Feminina (LFF).
Vitória Rocha foi aprovada em uma peneira para atuar pela ADEF no ano de 2016: a camisa 11 do Brasil fez gol na estreia e também no segundo confronto. Ela afirma viver um sonho dentro da carreira: “Tudo dentro do futsal aconteceu de forma natural e vejo essa convocação da mesma forma. Eu faço o que eu gosto e acaba que o jogo flui mais fácil. Estar junto deste grupo é uma realização e estou aproveitando cada segundo”, afirma.
Já a ala Amanda foi convidada por uma olheira da ADEF, que a viu atuando em quadra, junto à colega e amiga de time. “Eu sou muito grata por tudo o que a equipe está proporcionando na minha vida. Jogar uma liga entre as melhores do Brasil, ser convocada, realmente é um momento mágico que estou vivendo”, relata.
Depois de um descanso de dois dias, a equipe nacional volta à quadra nesta terça-feira (6/9), às 15h, contra o Equador, e encerra a fase de grupos nesta quarta-feira (7/9), às 17h, frente ao Uruguai. As equatorianas venceram a equipe uruguaia neste domingo (4/9), enquanto da folga da seleção anfitriã, prevista no calendário. Na próxima sexta-feira (9/9) e no sábado (10/9) serão disputadas as partidas de semifinal e final do torneio, respectivamente.
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes