SÉRIE B

Vasco e Londrina fazem confronto direto em São Januário por acesso à elite

Duelo da noite desta quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, pode determinar os destino do Gigante da Colina e do Tubarão na reta final da segunda divisão do Campeonato Brasileiro

Paulo Martins*
postado em 28/09/2022 19:27 / atualizado em 28/09/2022 19:29
Técnico Jorginho (foto) terá todos os titulares à disposição para batalha contra o Londrina. Lesionado, o chileno Carlos Palacios é a única baixa. -  (crédito:  Daniel RAMALHO/VASCO)
Técnico Jorginho (foto) terá todos os titulares à disposição para batalha contra o Londrina. Lesionado, o chileno Carlos Palacios é a única baixa. - (crédito: Daniel RAMALHO/VASCO)

Pelos mares da Série B, um Almirante navegava tranquilamente até que viu um Tubarão se aproximar e ameaçar seu objetivo. Parece história de ação ou mesmo um conto infantil, mas serve de enredo para a situação de Vasco e Londrina: o confronto direto pela quarta vaga de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. A batalha em São Januário, marcada para 21h30, dá caráter de decisão ao duelo da 32ª rodada.

A diferença de três pontos na tabela — 48 contra 45, a favor do Vasco — abre uma série de vertentes sobre as rodadas derradeiras e o acesso na briga direta pelo quarto lugar.

A ideia de tudo ou nada significa, para o vascaíno, a proximidade de voltar à elite depois de permanecer dois anos na Segundona. Com uma vitória, o que elevaria a diferença a seis, o clima seria de contagem regressiva a cada jogo: Operário (fora), Novorizontino (em casa), Sport (fora), Criciúma (em casa), Sampaio Corrêa (em casa) e Ituano (fora).

Mais do que a perspectiva cruzmaltina mostra sobre o jogo, outro grande aliado favorável aos cariocas fala por si só. Quando o Vasco pisa o seu próprio gramado nesta edição de Série B, não perde: nos 15 jogos como mandante foram 10 vitórias e cinco empates, sendo o único invicto em seus domínios na competição ao lado dos mineiros Cruzeiro e Tombense.

Com São Januário lotado, o time do técnico Jorginho pode tirar diferenças no retrospecto e na voz para aliviar sua torcida, em um momento de constante aproximação com a equipe paranaense: nos últimos cinco jogos, o Londrina fez apenas um ponto a mais do que o Vasco. Porém, para os cariocas esta fase não é nada boa. Um terço de suas nove derrotas na competição se deram nesse período contra Brusque e Grêmio e Cruzeiro, todas fora de casa.

Outra curiosidade pode assustar os vascaínos. Com apenas o líder e já promovido Cruzeiro acima dos 50% de aproveitamento, o segundo melhor time fora de casa na Série B é justamente o adversário de logo mais. O Tubarão soma 40% dos pontos longe do Paraná: cinco vitórias, três empates e sete derrotas.

No primeiro turno, em situações completamente diferentes, o Vasco venceu o Londrina no Estádio do Café por 1 x 0. Naquele confronto pela 12ª rodada, Raniel anotou o tento solitário que coloca a atual diferença entre os rivais do jogo desta quinta. Mauricio Souza, técnico cruzmaltino naquela tarde de sábado, havia mandado a campo peças que não são mais titulares, como Gabriel Dias, Quintero, Gabriel Pec, Figueiredo e Getúlio, que no intervalo daquele jogo deu lugar ao autor do gol, uma provável presença no onze inicial desta noite.

De lá para cá, a diferença entre o quarto e o quinto colocados chegou a ser de 12 pontos, caindo de forma gradativa nas últimas rodadas. As equipes apenas não chegaram rigorosamente empatadas no número de pontos pois o Londrina foi derrotado na partida anterior por 2 x 0, em casa, diante da Ponte Preta.

Para se ter ideia de como a equipe paulista ajudou os cariocas e amenizou as tensões para o tão aguardado duelo, em caso de vitória paranaense, as equipes chegariam com números rigorosamente iguais para o tira-teima. Para a sorte do Vasco, o distante saldo faria com que o Tubarão devesse ganhar por cinco gols de diferença para tirá-los do G-4. A diferença atual de saldo é de seis gols, ou seja, apenas uma goleada do Londrina a partir de três gols pode tirar o cruzmaltino da zona de acesso.


Prováveis escalações:

Vasco da Gama

Thiago Rodrigues; Léo Matos, Anderson Conceição, Danilo Bosa e Edimar; Yuri, Andrey Santos, Marlon Gomes, Nenê e Eguinaldo; Raniel

Técnico: Jorginho


Londrina

Matheus Nogueira; Jeferson, Saimon, Vilar e Alan Ruschel; João Paulo, Luis Mandaca e Gegê, Douglas Coutinho e Caprini; Matheus Lucas

Técnico: Adilson Batista


Horário: 21h30

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Transmissão: SporTV e Premiere 

* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação