Copa do Mundo

Seleção Brasileira encara Tunísia no último teste antes da convocação final

Amistoso no Parque dos Príncipes, em Paris, pode ser a última chance de algumas peças mostrarem serviço ao técnico Tite. O comandante deve promover mudanças no time titular. Vinicius Junior deve começar no banco

Paulo Martins*
postado em 26/09/2022 22:14
De olho no amistoso desta terça, jogadores da seleção brasileira se preparam para nova mudança tática no time, preparada pelo técnico Tite -  (crédito:  AFP)
De olho no amistoso desta terça, jogadores da seleção brasileira se preparam para nova mudança tática no time, preparada pelo técnico Tite - (crédito: AFP)

Última experiência da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo do Qatar-2022, o amistoso contra a Tunísia, nesta sexta-feira, às 15h30, no Parque dos Príncipes, casa do Paris Saint-Germain, dará ao técnico Tite as últimas respostas para a confecção da lista final de 26 jogadores. Os escolhidos serão conhecidos em 7 de novembro.

Depois da vitória por 3 x 0 sobre Gana, em Le Havre, a passagem brasileira pela França deve se encerrar com um time mais similar àquilo que o treinador sempre pregou. Mesmo com o êxito em uma formação ofensiva do meio para a frente e com o zagueiro Éder Militão na função de lateral-direito, a habitual configuração do time deve dar uma cara de estreia para a Seleção.

Como fator surpresa para os jogos da Copa do Mundo, Tite pode sacar Vinicius Junior do time titular e aplicá-lo no jogo durante o segundo tempo. Com a variação tática depois do último jogo, Danilo na lateral-direita e Fred como volante devem voltar ao time titular no lugar do atacante do Real Madrid e de seu companheiro, Éder Militão.

O detalhe fica a cargo da manutenção do ataque com Raphinha pelo lado direito e Richarlison, autor de dois gols contra os ganeses na última sexta-feira, como centroavante. A atuação da comissão de frente, bem servida e apoiada por Neymar, tem agradado ao técnico da Seleção. Tite afunila a lista dos nomes dos quais terá disponíveis a partir de novembro, sobretudo no dia 24, diante da Sérvia, no Estádio de Lusail, palco da estreia verde-amarela no Mundial.

Maior novidade na convocação para a Data Fifa, o centroavante Pedro começará no banco de reservas. Tite justifica: "Ele possivelmente vai ter uma situação dentro do jogo. Possivelmente. Não é assegurado que sim. É a ideia? É a ideia, mas independentemente disso, eu já tenho o diagnóstico do Pedro, ele já esteve na Seleção Brasileira, ele já jogou, ele já machucou e voltou. Não vai ser só esse jogo que determinará (se ele vai para a Copa), é uma característica específica em relação a ele".

O treinador também falou na entrevista coletiva sobre as variações de jogo. "As táticas são aqueles dois modelos usuais que nós conversamos bastante, com um segundo meio-campista mais avançado e criativo ou ter um meio-campista mais equilibrado, que joga numa fase ofensiva, mas te dá consistência defensiva, um meio-termo. Com um articulador mais agudo, como jogou o Paquetá contra o Uruguai (nas Eliminatórias) e um nove agudo que ataca o espaço. Aquelas construções que a gente tem mantido. Um lateral que é mais construtor (Danilo) do que é o Militão. Sempre aquela ideia em termos de equilíbrio tático", explicou.

O último teste vale tanto para o Brasil quanto para os tunisianos. Os africanos terão um grupo complicado diante de França, Dinamarca e Austrália. O primeiro confronto será contra os dinamarqueses, em parada duríssima no dia 22 de novembro, no Estádio Cidade da Educação, em Doha, capital do país-sede.

A diferença de nível para rivais fora do continente também atinge a seleção mediterrânea. A classificação para a Copa do Mundo se deu contra Guiné Equatorial, Zâmbia e Mauritânia na fase inicial e Mali nos playoffs.

A Tunísia fez amistoso na quinta-feira e venceu Comores por 1 x 0, no Stade de la Source, em Orléans, também na França. O técnico Jalal kadri deve apostar em recuar seus dois pontas — Wahbi Khazri e Saîf-Eddine Khaoui — para enfrentar uma seleção de nível maior, transformando um 4-3-3 em um 4-5-1.


Prováveis escalações:

Brasil

Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Telles; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Neymar, Raphinha e Richarlison

Técnico: Tite


Tunísia

Ben Said; Mathlouthi, Ifa, Talbi e Maâloul; Skhiri, Sassi, Laïdouni, Khaoui e Khazri; Khenissi

Técnico: Jalal Kadri

 

Horário: 15h30

Transmissão: Globo e SporTV

 

* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação